A primeira fase do Campeonato de Portugal reforçou a natureza de uma prova promotora de oportunidades, com muitos jovens a aproveitarem o palco que lhes é dado para atraírem a atenção de pretendentes de outros patamares. Basta que lhe abram as portas.
Corpo do artigo
Em janeiro, o avançado Ricardo Matos saltou do Olhanense para o Portimonense, da Liga, mostrando que a qualidade é reconhecida seja qual for o escalão. Sobram vários outros exemplos, que também espreitam a oportunidade. O JN reuniu alguns dos jovens talentos.
Bruno Silva - Vilaverdense
É o homem dos golaços da equipa que detém o melhor ataque do Campeonato de Portugal. Autor de nove dos 40 golos do Vilaverdense na Série A, alia técnica apurada a uma potência física assinalável.
Bruno Guimarães - Amarante
Melhor marcador da Série B, com nove remates certeiros, Guima tem tido uma relação de grande intimidade com os golos, ao longo da carreira. Aos 23 anos, é a referência ofensiva do Amarante.
Diogo Ramalho - Leça F. C.
Luís Pinto, treinador do Leça, fê-lo avançar uns metros no terreno e o médio tem correspondido com boas exibições e golos. Dono de um remate forte, o jovem, de 22 anos, dá dinâmica ao jogo dos leceiros.
Edu Souza - V. Sernache
O jovem, de 21 anos, marcou seis golos e fez duas assistências na Série D. Cerebral, evoluído tecnicamente e dono de um remate forte, o médio vai chamando a atenção de clubes de outros patamares.
Ruben Araújo - Belenenses
É o artilheiro do Campeonato de Portugal, com 13 golos, e até de bicicleta já marcou, esta época. É autor de mais de metade de todos os golos do Belenenses na Série E (25), um registo que fala por si.
Xavier Venâncio - Olhanense
Cedido pela Académica, o médio, de 22 anos, tem aproveitado o espaço que encontrou no Campeonato de Portugal para validar toda a sua qualidade. Dono da camisola 10, apontou cinco golos na Série F.