Clubes, liga e federação estudam mudanças para tornar a Bundesliga mais imprevisível
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Todos os anos, a mesma conversa. Sim senhor, a Bundesliga é interessante, tem boas equipas e grandes jogos, o problema é a falta de imprevisibilidade, acima de tudo quando a discussão é a luta pelo título. Com mais ou menos dificuldades, o Bayern Munique será campeão. E é. Os bávaros venceram mais de metade das edições do campeonato alemão (30 das 58) e a tendência não só se acentuou nos últimos anos como, e principalmente, dá sinais preocupantes de que não vai abrandar. Ao ponto de o próprio Bayern, a caminho do décimo título consecutivo, admitir a necessidade de se mudar os quadros competitivos para, pelo menos, haver mais incerteza e menos monotonia.
A discussão não é nova, contudo ganhou mais força nos últimos dias e parece que veio para ficar. Entre federação, liga e (alguns) clubes existe o consenso de que é preciso encontrar maneiras de tornar a Bundesliga mais apetecível, até porque saber de antemão quem será campeão também tem consequências negativas na internacionalização do produto e na atração de mais interesse e mais dinheiro. À "Bild", Donata Hopfen, recém-empossada CEO da DFL (Liga Alemã de Futebol, visa as "vacas sagradas" e concorda com a necessidade de mudanças: "Claro que a liga seria mais atrativa se houvesse maior competitividade no top. Se os play-offs ajudarem a tornar o campeonato mais atraente, vamos conversar sobre os play-offs". Tudo isto ganha uma dimensão maior quando até o clube teoricamente mais prejudicado pela mudança e cujo domínio fica mais ameaçado se manifesta favorável. "Acho interessante pensarmos sobre novos modelos de competição, como play-offs. No Bayern estamos sempre abertos a novas ideias", disse Oliver Kahn, CEO do colosso de Munique, à "Kicker".
No entanto, se depender dos adeptos, as alterações dificilmente serão uma realidade. Uma sondagem da "Kicker" diz que 63% das 120 mil pessoas entrevistadas disseram não à implementação dos play-offs. Isto numa altura em que as assistências nos estádios têm caído e vários estudos mostram que as audiências televisivas também não andam famosas. Os adeptos não estão satisfeitos, mas, aparentemente, não é um play-off que vai mudar isso.