Médio portista vai falhar o 12.º jogo desta época, diante do Casa Pia, devido a castigo
Corpo do artigo
O quinto cartão amarelo de Otávio no campeonato, visto na deslocação do F. C. Porto a Arouca, afasta-o do embate de domingo com o Casa Pia e volta a testar a capacidade da equipa portista para suprir a ausência de um jogador muito influente na manobra coletiva, que fez 41 dos 52 jogos já realizados pelos dragões em 2022/23, com cinco golos marcados e 12 assistências.
Na presente época, esta, por isso, será a 12.ª partida em que os azuis e brancos não podem contar com o internacional português, devido a castigos ou lesões, mas Sérgio Conceição tem conseguido encontrar forma de resolver quase sempre o problema, com oito vitórias e três empates nos jogos em que o médio não alinhou.
O "baixinho", como é conhecido no plantel, falhou até agora seis jogos na Liga e o F. C. Porto ganhou cinco (5-1 ao Marítimo, 1-0 e 2-0 ao Vizela, 2-1 em Alvalade e 1-0 ao Rio Ave), tendo empatado um (1-1 no Estoril). Nas outras provas, não participou na Supertaça (3-0 ao Tondela), em duas partidas da Taça da Liga (2-2 com o Mafra e 2-0 em Chaves), num jogo da Taça de Portugal (1-0 em Viseu) e na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões (0-0 com o Inter).
André Franco ou Pepê?
Na calha para substituir Otávio no onze está André Franco, embora haja outras hipóteses para Conceição, como a de fazer avançar Pepê na ala direita, depois de o brasileiro ter jogado novamente na lateral frente ao Arouca.
Recorde-se que o técnico portista terá, igualmente, de mexer no centro da defesa, pois Marcano também vai cumprir castigo, abrindo caminho à titularidade de Fábio Cardoso. No meio-campo, perspetiva-se o regresso de Uribe, que falhou o jogo de Arouca devido a suspensão.