O Aves, da I Liga, qualificou-se este domingo para os oitavos de final da Taça de Portugal, ao vencer na visita à União de Leiria, do Campeonato de Portugal, por 3-0, em jogo da quarta eliminatória.
Corpo do artigo
No jogo que marcou o regresso do treinador Lito Vidigal ao Estádio Magalhães Pessoa, agora como adversário da União de Leiria, o Desportivo das Aves apresentou-se na sua máxima força, frente ao primeiro classificado da Série C do terceiro escalão, no qual apenas perderam na última jornada.
Apesar de não precisar de acelerar muito para controlar o jogo, a equipa do Desportivo das Aves foi dominando a partida, de forma bem organizada, e mostrou uma eficácia bastante positiva, já que não precisou de rematar muito para chegar ao golo.
Mesmo assim, a pouca velocidade da formação da Vila das Aves e o atrevimento da União de Leiria escondeu a diferença dos escalões das duas equipas.
No segundo remate que o Desportivo das Aves fez à baliza inaugurou o marcador. Aos 27 minutos, Salvador Agra cruzou na direita e Derley apareceu de cabeça para o primeiro golo da partida.
A União de Leiria não se deixou amedrontar por estar a perder e disputou sempre a partida sem mostrar qualquer receio, continuando a apostar no contra-ataque para chegar à baliza contrária.
Aos 33 minutos, Leandro conseguiu receber a bola dentro da área, libertou-se bem de um adversário e rematou para defesa apertada de Fachini. Na marcação do canto, João Vieira antecipou-se aos defesas e cabeceou, mas, mais uma vez, o guarda-redes defendeu para canto.
Após reatar da partida, foi a União de Leiria a assustar os visitantes. Aos 51 minutos, Kaká recebeu a bola, passou para João Vieira, Fachini não segurou a bola, que acabou nos pés de Leandro, mas este acabou por não conseguir finalizar.
Aos 64 minutos, Tony teve um cruzamento longo para Kaká, que parou a bola para João Vieira, mas o lance perdeu-se.
Na resposta, o Aves fez o 2-0. Amilton fez um cruzamento na direita, onde apareceu Vítor Gomes à entrada da pequena área a aumentar a vantagem.
A União de Leiria continuou à procura do golo e acabou por ter mais remates do que o Aves, mas com uma eficácia mais baixa, já que nunca conseguiu concretizar os lances ofensivos.
E foram os visitantes que chegaram novamente ao golo. Amilton fechou a contagem aos 83 minutos, após a marcação de um canto por Salvador Agra.