Juan Ayuso venceu a 12.ª etapa da Volta a Espanha, após ter integrado a fuga do dia numa tirada que não fez diferenças na classificação geral apesar da contagem de montanha de primeira categoria que se encontrava a pouco mais de 20 quilómetros da meta. Jonas Vingegaard mantém a camisola vermelha com 50 segundos de vantagem sobre João Almeida.
Corpo do artigo
Apesar de ter o ciclista português na luta pela vitória final da Vuelta, a UAE Emirates voltou a permitir que dois dos principais gregários integrassem a fuga. Além de Ayuso, que celebrou pela segunda vez nesta edição da prova, também Marc Soler se juntou ao enorme grupo de ciclistas que animaram a tirada.
Resta, agora, saber, como estarão fisicamente Ayuso e Soler na etapa de sexta-feira, que termina na mítica subida ao L'Angliru, de categoria especial, e que tem, poucos quilómetros antes, mais duas contagens de primeira.
O grupo de fugitivos da etapa 11 partiu-se na ascensão a Collada de Brenes com o ataque de Ayuso, que teve a companhia de Javier Romo. O duo de espanhóis rolou junto até à meta, com o ciclista da UAE a superiorizar-se ao atleta da Movistar.
Certamente a pouparem-se para a duríssima 12.ª etapa, o grupo de favoritos chegou a mais de seis minutos do vencedor, com Jonas Vingegaard, João Almeida e Thomas Pidcock a manterem as diferenças entre si.