A cidade catalã vive um momento igual às condições meteorológicas que afetam, nesta terça-feira, toda a região. O tempo está cinzento como os olhos dos adeptos que ainda choram pelo craque argentino.
Corpo do artigo
Com condições de tempo instáveis, poucas pessoas estavam, esta terça-feira, na loja oficial do Barcelona, em pleno Camp Nou, onde logo à noite (20 horas, TVI) o Benfica joga a permanência na Liga dos Campeões. Ainda assim, viam-se alguns adeptos encarnados, já vestidos a rigor para o duelo de hoje, e outros do Barcelona. Além do espaço comercial, dividiam-se entre a compra de bilhetes para o jogo, para o museu, e também para a pista de gelo do clube, agora muito frequentada. Apesar das atrações, há um sentimento de desilusão generalizado no clube neste momento, que é impossível apagar.
Para os simpatizantes dos blaugrana, esta não é uma época igual às outras. A equipa arrasta-se na Liga espanhola (ocupa o sétimo lugar), luta pela qualificação para os oitavos de final na Champions, e ainda chora, todos os dias, a partida de Messi. O craque argentino saiu no verão para o Paris Saint-Germain por causa dos problemas financeiros do clube catalão e deixou um enorme vazio ainda por preencher.
"Messi é recordado, em especial, nos jogos em que a equipa não consegue marcar golos de maneira nenhuma. Messi resolvia sempre, solucionava todas as carências", afirmou, ao JN, Juanjo Muñoz, um adepto blaugrana. Ainda assim, garantiu que o Benfica será eliminado. "O Barça vai vencer por 2-1. O clube atravessa um momento complicado, mas a chegada de Xavi dá esperança. Queremos que os jogadores corram mais e joguem melhor".
Lá fora, a chuva e o vento fustigam a cidade muito provavelmente até à hora do jogo. Outro adepto, ouvido pelo nosso jornal, está muito otimista e garantiu que o conjunto catalão vai golear. "O Benfica surpreendeu-nos na primeira mão, mas o resultado de 0-3 não espelhou o que se passou em campo. O adversário foi melhor, mas não foi assim tão melhor. Creio que agora somos nós que vamos vencer por 3-0. Esperamos uma partida mais fácil apesar de haver muito respeito", anteviu, Manuel Villar.
A motivação subiu com a contratação de Xavi Hernández. "É um produto da formação, como Pep Guardiola, e temos de confiar no trabalho do novo treinador. Tem pouca experiências pode dar alegrias à afición, a equipa parece mais confortável", salientou. "Com Messi seria tudo mais fácil, mas pouco a pouco temos de assimilar que já partiu. Há que andar para a frente. Foi o melhor jogador que tivemos, Messi é Messi, será sempre um ídolo, mas infelizmente joga agora no PSG", acrescentou, Villar.
A imagem dos adeptos do Barcelona é o espelho perfeito das condições metereológicas na Catalunha: os olhos ainda estão cinzentos por causa dos adeus do jogador argentino.