FC Barcelona e Paris Saint-Germain, mesmo sem deslumbrar, conseguiram hoje em casa vitórias justas na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, confirmando os triunfos que traziam da primeira.
Corpo do artigo
Para o "Barça", que recebeu e bateu o Manchester City por 2-1, esta é a sétima vez consecutiva que chega ao último grupo de oito da prova.
Quanto ao Paris SG, ganhador do Bayer Leverkusen por 2-1, provou que mesmo com uma equipa cheia de reservistas, como foi o caso, pode bater uma equipa da elite europeia.
O FC Barcelona e o Paris SG juntam-se ao Atlético de Madrid e Bayern, clubes já apurados na terça-feira, para uma ronda dos "quartos" que "promete" jogos de altíssimo nível, tanto mais que Real Madrid e Chelsea também parecem bem lançados para a qualificação, na próxima semana.
Depois de 2-0 em Manchester, o "Barça" hoje só conseguiu chegar à vitória mesmo no fim, com o golo que desempatou o 1-1 apontado aos 90+1 por Daniel Alves.
O jogo, com uma arbitragem pouco acertada do francês Stephane Lannoy, foi bem disputado e com várias ocasiões de golo, se bem que sempre controlado pela equipa da Catalunha.
O argentino Lionel Messi, que já tinha rematado ao poste, chegou ao golo no minuto 67, "matando" de vez a hipótese de reação dos ingleses, que ainda empataram a um minuto do fim, através de Kompany.
O City, que viu Zabaleta ser expulso a dez minutos do fim, jogou melhor do que na primeira "mão", mas isso não chega para um FC Barcelona que pode desequilibrar com os momentos de inspiração de Messi, Neymar ou até mesmo de Daniel Alves.
No Parque dos Príncipes, o Leverkusen entrou "vergado" pela derrota caseira e o Paris SG aproveitou para fazer descansar algumas "pedras" influentes, como Thiago Motta, Matuidi e Verrati.
O Leverkusen ainda marcou, aos seis minutos, por Sam, o que não chegou para a vitória moralizadora. Nem isso a equipa da casa deixou, com os golos de Marquinhos (13) e Lavezzi (53).
Os alemães desperdiçaram uma grande penalidade, aos 28 minutos (Rolfes), e, tirando isso, praticamente nunca estiveram na grande área de Sirigu. Com a expulsão de Can, aos 68 minutos, "morreram" de vez.
A Liga dos Campeões regressa na terça-feira, com o já definido Real Madrid-Schalke 04 (6-1 na primeira mão) e o talvez mais competitivo Chelsea-Galatasaray (1-1).