O espanhol Joan Barreda Bort (Honda) venceu, este domingo, a sétima etapa do rali todo-o-terreno Dakar2014, à frente do seu compatriota Marc Coma (KTM), que manteve a liderança da geral de motas em que Hélder Rodrigues surge em oitavo.
Corpo do artigo
Cumprido no sábado um dia de descanso, a caravana voltou hoje à estrada para ligar os 768 quilómetros que separam a cidade argentina de Salta à boliviana de Uyuni, numa tirada que integrava uma especial de 401 quilómetros.
Hélder Rodrigues (Honda) e Mário Patrão (Suzuky) foram os portugueses mais rápidos na tirada, ao terminarem em sétimo e oitavo lugares, respetivamente, a 10.57 e 11.27 minutos do espanhol Joan Barreda Bort (3:28,41 horas).
Marc Coma conservou a liderança da geral das motas, com uma vantagem de 38,14 minutos sobre o seu compatriota Joan Barreda Bort, enquanto Hélder Rodrigues é oitavo, a mais de duas horas do piloto da KTM.
Nos automóveis, o espanhol Carlos Sainz (SMG) levou o seu "buggy" ao triunfo na etapa, com uma extensão de 763 quilómetros, 533 dos quais cronometrados, impondo-se aos Mini de Nasser Al-Attiyah, do Qatar, Stephane Peterhansel (França) e Nani Roma (Espanha).
O espanhol Nani Roma manteve a liderança da geral de automóveis, à frente do francês Stephane Peterhansel, que segue a 31,31 minutos, e do sul-africano Giniel de Villiers (Toyota).
A presença portuguesa nos carros está assegurada pelo co-piloto Paulo Fiuza, que acompanha o argentino Orlando Terranova (Mini) e que seguem no quarto posto da geral, a 54,34 minutos do líder Nani Roma.
O Dakar2014 prossegue na segunda-feira com a oitava etapa a ligar a cidade boliviana de Uyuni à chilena de Calama, com uma tirada especial de 302 quilómetros para carros, de um total de 522 quilómetros, e de 462 quilómetros para as motas.