O clube alemão emitiu um comunicado esta quarta-feira para revelar que o treinador sai no final da época. Os maus resultados desportivos tiveram influência na decisão.
Corpo do artigo
Jan-Christian Dreesen, CEO do Bayern Munique, confirmou aquilo que há muito se vinha a desenhar: Tuchel deixará de ser o treinador da equipa no final da época. O clube vai agora preparar-se para um novo ciclo, não se sabendo que será o sucessor. No entanto, ainda recentemente a imprensa alemã apontava o nome de José Mourinho como uma hipótese, explicando até que o treinador português estava a aprender alemão.
“Numa boa e aberta conversa, chegamos à decisão de encerrar mutuamente a nossa colaboração no verão. O nosso objetivo é realizar um realinhamento desportivo com um novo treinador para a temporada 2024/25. Até lá, cada um de nós é desafiado a alcançar o máximo possível na Liga dos Campeões e na Bundesliga. Também responsabilizo explicitamente o plantel. Na Liga dos Campeões, estamos convencidos de que, após a derrota por 1-0, na primeira mão com a Lazio, avançaremos para os quartos de final. O Allianz Arena estará totalmente lotado de adeptos para nos apoiar”, revelou o diretor geral do clube alemão.
Thomas Tuchel, entretanto, já comentou a decisão. “Concordamos que vamos terminar a nossa ligação após esta temporada. Até lá, eu e minha equipa técnica vamos, claro, continuar a fazer tudo o que pudermos para garantir o sucesso máximo”, destacou o treinador germânico.
O técnico, de 50 anos, substituiu Julian Nagelsmann em março de 2023, com um acordo até junho de 2025, que não vai ser cumprido. O alemão levou o Bayern ao título da Bundesliga, na temporada passada, depois de assumir o clube em março, mas agora está a oito pontos do líder Bayer Leverkusen, após duas derrotas consecutivas.
O clube bávaro começa agora uma procura detalhada para encontrar o técnico que melhor se enquadre com a filosofia clube. Jurgen Klopp, Xabi Alonso e José Mourinho são alguns dos nomes que podem estar a ser equacionados como os sucessores de Thomas Tuchel.