A vitória do Bayer Leverkusen na final da Liga Europa garante de imediato o apuramento do Benfica para a fase de grupos da Champions, sem ter de passar por duas eliminatórias. Mas se for a Atalanta a levar a melhor na decisão de Dublin há ainda uma hipótese de tal valer também a passagem direta aos encarnados.
Corpo do artigo
Com a definição, na quinta-feira, dos finalistas da Liga Europa de futebol (Atalanta e Bayer Leverkusen), a possibilidade de o Benfica ainda vir a alcançar a qualificação direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões mantém-se de pé.
Se for a equipa alemã a erguer o troféu, no dia 22 deste mês, em Dublin, República da Irlanda, o Benfica, segundo classificado da Liga portuguesa, já não terá de disputar a terceira pré-eliminatória e o play-off da competição milionária, entrando diretamente na fase de grupos. Isto dado que o novo campeão teutónico, onde alinha o ex-benfiquista Grimaldo, terá entrada direta na Champions.
Já em relação a uma possível vitória dos italianos, a questão é mais complexa, pois é necessário que a Atalanta junte a esse troféu, um lugar entre os quatro primeiros, na classificação final da Serie A italiana. O que, de momento, não acontece, mas ainda poderá suceder. A equipa de Bergamo divide de momento o quinto lugar com a Roma, ambos com 60 pontos, menos quatro do que o Bolonha, mas tem um jogo em atraso, frente à Fiorentina, com data por definir.
Ou seja, a equipa orientada por Gian Piero Gasperini tem ainda quatro jogos no campeonato por disputar, sendo que a competição termina no dia 26, ou seja, já depois da final da Liga Europa, não se sabendo, para já, se nessa altura a Atalanta estará ainda na discussão de um lugar entre os quatro primeiros do campeonato italiano. Acresce que, em caso de igualdade pontual, o Bolonha tem vantagem, pois venceu os dois jogos entre estas duas equipas.
Se a Atalanta vencer a Liga Europa e ficar abaixo do quarto lugar no campeonato transalpino apura-se diretamente para a Liga dos Campeões, mas abrirá uma vaga extra na prova milionária, a mais uma equipa italiana.