Com o outono e o inverno no horizonte, o tempo passado em casa vai seguramente aumentar. Se está a pensar redecorar a casa ou alterar a disposição dos móveis da sala de estar, veja os erros que não deve mesmo cometer
Corpo do artigo
A sala de estar é um dos pontos fulcrais de uma casa e na qual, possivelmente, poderá passar mais tempo, seja a sós ou em família. Por isso, é importante que a decore ou que a disponha da melhor forma para que seja agradável e, claro, funcional.
Deve, por isso, evitar cometer erros - alguns deles bem comuns, segundo os especialistas em decoração - para garantir de que terá a melhor versão da sala de estar. Veja o que dizem os decoradores.
Empurrar todo o mobiliário contra a parede: É, possivelmente, uma das opções mais comuns para se poder ganhar espaço ao centro. Contudo, esta pode não ser a melhor proposta, caso o mobiliário esteja demasiado afastado. Torna-se, então, preferível que aproxime sofás, cadeiras e mesa criando um espaço aconchegante.
Televisão demasiado alta ou baixa: O aparelho deve estar centrado no espaço escolhido e colocado ao nível dos olhos quando as pessoas estão sentadas. Não deve tornar-se o foco de atenção da sala.
Janelas e percursos naturais: A regra é clara e passa por aproveitar toda a luz natural que puder, pelo que não deve usar o mobiliário para a bloquear. Deve ainda dispor os móveis de forma que exista um espaço confortável para a circulação, idealmente cerca de um metro sobretudo entre móveis e portas.
Proporção e toque pessoal: Escolha mobiliário que atenda ao tamanho da sala que dispõe, fazendo o mesmo com o televisor. Deve ainda apostar em detalhes pessoais para dar humanidade a este espaço de eleição da casa.
Pontos de luz: Mais do que uma luz no teto, coloque vários candeeiros pelo espaço e escolha lâmpadas com cores quentes, isto vai permitir ter um espaço mais acolhedor.