O Benfica recebe este sábado, às 20.30 horas, o Nacional, em jogo da 18.ª jornada da Liga de futebol, e pode aumentar, pelo menos durante 24 horas, para oito pontos a vantagem sobre o F. C. Porto, que só entra em acção no domingo.
Corpo do artigo
Na Luz, o líder procura dar sequência às sete vitórias consecutivas na Liga, num jogo em que já poderá contar com os defesas Luisão e Emerson, que recuperaram de lesão, enquanto Yannick Djaló fica de fora por opção, perante um adversário que vem de uma eliminação das meias-finais da Taça de Portugal.
Além das eventuais marcas a nível anímico, a derrota com o Sporting deixou mossa no plantel da equipa madeirense, que não pode contar com os castigados Mário Rondon, João Aurélio e Vladan, que de qualquer maneira se lesionou, tal como Moreno, juntando-se a Andrés Madrid e Edgar Costa, que já estavam magoados.
Em caso de vitória, o Benfica aumenta provisoriamente a diferença em relação ao F. C. Porto, que no domingo recebe a União de Leiria, acossado pelo Sporting de Braga, que igualou os "dragões" com um triunfo sobre o Vitória de Setúbal (3-0) na abertura da ronda.
A equipa leiriense não se afigura capaz de travar o F.C. Porto, que parece ter ganho novo fôlego com as aquisições de Lucho e Janko, e conta ainda com o provável regresso do seu melhor jogador, Hulk, à competição.
Na luta pelo terceiro lugar, o Sporting, a oito pontos de F.C. Porto e Braga, enfrenta hoje um desafio complicado, perante o Marítimo no estádio dos Barreiros.
A equipa insular tem estado a fazer uma excelente prova e, caso vença o Sporting, objectivo que já provou estar ao seu alcance, pode igualar os "leões" no quarto lugar, com 32 pontos.
O Paços de Ferreira, 14.º da tabela classificativa, tem um jogo importante frente a um adversário do "mesmo campeonato", o Feirense, ambos com 15 pontos, enquanto o Olhanense, agora orientado por Sérgio Conceição, está numa posição mais confortável, em 7.º, recebendo o "aflito" Rio Ave, 13º.
Por outro lado, o Vitória de Guimarães desloca-se a Aveiro para defrontar o Beira-Mar, em plena crise directiva, na sequência da demissão dos corpos gerentes, e a Académica, motivada pela qualificação para a final da Taça de Portugal, recebe o sensacional Gil Vicente, que vem de duas vitórias estrondosas frente ao F. C. Porto, para o campeonato, e o Sporting, para a Taça da Liga.