<p>A comitiva do Benfica foi recebida por cerca de uma dezena de adeptos à chegada ao aeroporto da Portela, em Lisboa. David Luiz foi o único jogador individualizado nos protestos, que se centraram nos dirigentes.</p>
Corpo do artigo
O presidente da SAD do Benfica, Luís Filipe Vieira, Rui Costa, director, e o treinador Jorge Jesus foram os mais visados pelas críticas dos poucos adeptos que esperavam a equipa na chegada a Lisboa, cerca das 9.15 da manhã, após a derrota, 3-0, em Israel, que atirou os encarnados para fora da Liga dos Campeões.
"O Benfica de Vieira é assim, é só de cinco em cinco anos", gritava um adepto encarnado. O presidente do Benfica foi, ainda, visado num curiosa forma de protesto, com um adepto a exibir um cartaz com uma citação de Vieira: "Ninguém nos pára."
Do mesmo modo, por escrito, um adepto exibia um cartaz com a manchete do Record. "E queria ele ganhar a Champions". Uma alusão à ambição manifestada por Jorge Jesus no início da temporada. "Vai jogar na playstation", acrescentou, verbalmente, um outro adepto, recordando as palavras do treinador, então ao serviço do Braga, quando se sentiu prejudicado pela arbitragem num jogo com o Benfica. na Luz.
O protesto, pacífico, mas ruidoso, decorreu sem incidentes, para lá das "bocas" à comitiva. "Vocês são uma vergonha", foi a frase que uniu os adeptos na desilusão com a equipa.
Antes da chega do Benfica, a polícia presente no aeroporto já tinha sensibilizado os adeptos para a importância de um protesto pacífico.
O trabalho da polícia e a paz da equipa foram beneficiados pelo atraso da chegada a Lisboa, depois de o Benfica ter ficado retido em Telavive, após o fecho, nocturno, do aeroporto local.
Ao que o JN apurou, estaria previsto um protesto com mais adeptos para as cinco da madrugada, hora de chegada inicialmente prevista. Com o atraso na partida, que alterou a chegada para depois das 9, já na hora de expediente, esvaziou-se o volume dos contestatários.
O Benfica treina esta tarde, às 17 horas, no Seixal e à porta fechada. Jesus começa a recuperar e a preparar a equipa para a deslocação a Aveiro, domingo, para defrontar o Beira-Mar.