O Comité Olímpico dos Estados Unidos escolheu a cidade de Boston para apresentar a sua candidatura à organização dos Jogos Olímpicos de 2014, anunciou o organismo após uma reunião da direção, na quinta-feira, em Denver.
Corpo do artigo
Boston, no estado do Massachusetts, tinha a concorrência de Washington, também na costa este, e de San Francisco e Los Angeles, ambas na Califórnia.
"A decisão foi tomada após intenso debate e mais de uma volta de escrutínio. No final, Boston recebeu o apoio unânime dos membros da direção", indica o USOC, em comunicado.
A designação de Boston, cidade com 650 mil habitantes, é considerada inesperada, uma vez que Los Angeles era apontada como favorita, depois de já ter recebido maior evento desportivo mundial em duas ocasiões: 1932 e 1984.
Os Estados Unidos não organizam os Jogos Olímpicos de verão desde 1996, ano que o evento se realizou em Atlanta (Geórgia). Em 2002, organizaram os Jogos de inverno, em Salt Lake City (Utah).
Até ao momento, a única candidatura formal é a de Roma, enquanto a Alemanha equaciona a hipótese de propor Berlim ou Hamburgo para 2024 ou 2028.
Paris reflete também sobre uma eventual candidatura, que coincidiria com o centésimo aniversário dos Jogos de 1924, organizados na capital francesa. Baku (Azerbaijão), Doha (Qatar) e o conjunto Joanesburgo/Pretória (África do Sul) também são hipóteses.
O Comité Olímpico Internacional anunciará a lista final de candidatas em maio de 2016 e fará a escolha definitiva em Lima, a 15 de setembro de 2017.