Boston Celtics iniciam temporada com o pé no acelerador e igualam registo histórico
No arranque da nova temporada da NBA, os Boston Celtics, sem dó, bateram os New York Knicks por 132-109. O jogo fica marcado pelos 37 pontos de Tatum e o momento em que igualaram o recorde de 29 triplos dos Bucks. Neemias Queta, poste português, jogou e recebeu o anel de campeão.
Corpo do artigo
Antes do duelo que marcou o início de uma nova temporada, a noite ficou assinalada pela tradicional cerimónia de entrega dos anéis aos jogadores e membros do staff técnico. Neemias Queta, internacional português, foi um dos agraciados, naquele que terá sido um momento emocionante para os adeptos portugueses que acompanhavam a transmissão.
Após este primeiro ato, houve, ainda, o hastear do 18.º banner (bandeira) de campeões da NBA, um registo que coloca o franchise de Boston no topo, isolando-se dos rivais Los Angeles Lakers, que têm 17 títulos.
Quanto ao jogo em si, os Boston Celtics dizimaram por completo uma sólida equipa dos New York Knicks - por mais que esta frase possa soar um contra-senso. Os campeões, a jogar em casa, entraram a todo o vapor e, apesar dos dois descontos de tempo pedidos por Tom Thibodeau, não quebraram o ritmo, fechando o primeiro período na frente com 43 pontos contra os 24 dos Knicks, muito por conta dos 10 triplos convertidos.
Nestes casos, geralmente, a tendência é para que o ritmo baixe um pouco, mas não foi isso que aconteceu. O conjunto liderado por Joe Mazzulla, de forma natural, conseguia marcar de qualquer forma, recolhendo para os balneários com um marcador expressivo de 74-55.
Na segunda parte, a toada manteve-se e, a certo ponto, os Celtics caminhavam para estabelecer um recorde de triplos numa única partida. Após nova supremacia no terceiro período (39-32), no quarto (e último), os campeões até conseguiram igualar o registo histórico de 29 conversões dos Milwaukee Bucks, estabelecido em dezembro de 2020, mas, face à pressão, falharam as restantes tentativas, perdendo a oportunidade de consumar a ultrapassagem. Para se ter noção, o desperdício foi tanto que os Knicks, pela primeira vez, fecharam na frente um quarto, com o registo de 22-19.
No entanto, a noite não foi de todo cinzenta. Os Boston Celtics alcançaram uma marca notável e atropelaram o conjunto de Nova Iorque por 132-109, entrando, deste modo, com tudo para aquela que é vista como uma tentativa de revalidação do título.
Neemias Queta, de 25 anos, foi a jogo pouco antes do término e esteve em campo quatro minutos e 20 segundos.
Passando, ainda, um olho para os destaques, do lado dos Celtics, Jason Tatum esteve numa noite claramente inspirada. O extremo marcou 37 pontos (8/11 de 3 pontos), fez 10 assistências e conquistou quatro ressaltos.
Já dos Knicks, destaque para Jalen Brunson e McBridge, com ambos a registar 22 pontos.