Quatro golos na segunda parte construíram o resultado do duelo entre o Sporting de Braga e o F. C. Porto, a contar para a 25.ª jornada da Liga. Rafa e Alan apontaram os tentos que permitiram aos bracarenses sair por cima no duelo com os dragões, este domingo.
Corpo do artigo
O F. C. Porto perdeu na deslocação ao terreno do Sporting de Braga e ficou a seis pontos do Benfica. A equipa de José Peseiro podia ficar a três pontos da liderança do campeonato, mas voltou a vacilar. Os dragões não ganharam aos bracarenses esta época.
Empurrados pela possibilidade de encurtarem a distância para o primeiro lugar, os portistas entraram mandões na "pedreira". Com mais bola e instalados no meio-campo ofensivo, os dragões criaram a primeira oportunidade logo aos seis minutos, mas Marafona, com uma grande defesa, negou o golo a Suk. O guarda-redes do Braga viu ainda Brahimi enviar a bola ao poste, num livre direto, aos 24 minutos.
Os últimos 20 minutos da primeira parte foram de equilíbrio e o nulo com que se chegou ao intervalo não foi desfeito porque o poste, Maxi Pereira e Rúben Neves negaram o golo a Hassan e Rafa, tudo no mesmo lance, que parece ser procedido de falta sobre Danilo Pereira. José Peseiro protestou com Carlos Xistra a não marcação da falta e acabou expulso.
A segunda parte foi dividida, sem que nenhuma das equipas se superiorizasse. A bola rondou as duas áreas, mas as oportunidades foram escassas, até que o Sporting de Braga acabou por chegar à vantagem à passagem dos 70 minutos. Djavan cruzou da esquerda, Marcano falhou o corte de forma clamorosa e Hassan, na cara de Casillas, não desperdiçou a oferta.
Os últimos minutos foram frenéticos. Primeiro, Rafa teve nos pés o 2-0 e a hipótese de decidir o encontro, mas acertou no poste, antes de Maxi Pereira restabelecer a igualdade, ao recarregar com sucesso um primeiro remate de Herrera defendido por Marafona. Aos 88 minutos, Rafa redimiu-se, após nova incursão de Djavan pelo lado esquerdo, e desfez a igualdade, cabendo a Alan fechar, com categoria, as contas do marcador: fintou Casillas, que foi quase até ao meio-campo tentar roubar a bola ao médio brasileiro, e atirou para a baliza deserta.
Com este resultado, o Sporting de Braga passou a somar 47 pontos, oito do que o F. C. Porto que perdeu terreno para o líder do campeonato: os dragões estão seis pontos do Benfica e a quatro do Sporting.