O emblema minhoto está agastado com o estado do relvado do Estádio Municipal e, ao que apurou o JN, já manifestou esse descontentamento à RED (Relvados e Equipamentos Desportivos), empresa que gere todos os relvados do clube.
Corpo do artigo
A situação atingiu ultimamente maior gravidade, face às condições verificadas anteontem, na receção ao Gil Vicente (1-0), que valeu ao Braga a continuidade na Taça de Portugal.
Dezasseis dias depois do último jogo em casa (Besiktas, 3-1, Liga Europa) e sem que o relvado tenha sido sequer utilizado para treinos nesse período, o tapete estava em mau estado, prejudicando o espetáculo.
O Braga teve durante vários anos um dos melhores relvados do país, mudou-o em 2016 com a intervenção da RED, sentiu problemas e voltou a mudar em 2019, tendo, ao que apurámos, alertado aquela empresa para as debilidades notadas, sobretudo na lateral dos bancos e nas áreas. A conselho da RED, o clube investiu no relvado e na tecnologia, considerada apropriada para fazer face aos problemas detetados, mas os resultados são insatisfatórios. Na perpetiva do Braga, o relvado não está digno dos padrões de exigência e dos encargos que o clube tem.
O JN sabe que os arsenalistas já demonstraram a insatisfação à RED, exigindo medidas imediatas, sob pena de ter de considerar a ligação contratual e de reclamar à empresa uma indemnização pelos gastos já tidos, pelo serviço alegadamente ineficazmente prestado e pelos danos que daí advenham. Um problema que surge quando em breve terá de disputar mais dois jogos em casa, frente a Wolverhampton (quinta-feira) e o Rio Ave (dia 2).
RED em silêncio
Contactado pelo JN, Miguel Bastos, diretor geral da RED, afirmou: "As relações com os nossos clientes são tratadas entre ambos e não através de jornais". Este mês, em entrevista ao JN, este responsável realçou que "a relva é um ser vivo", estando sujeita "à mudança do clima e a doenças".
Em campo
No dia a seguir ao êxito frente ao Gil Vicente, Ricardo Sá Pinto deu folga ao plantel e agendou para esta segunda-feira o regresso aos treinos. O Braga, que na quinta-feira (17.55 horas, SportTV2) recebe o Wolverhampton, em jogo da quinta ronda da fase de grupos da Liga Europa, em caso de empate garante o apuramento. Hassan (lesionado) e Vítor Tormena e Raúl Silva (não inscritos), falham o encontro.