O Brasil conquistou o titulo de campeão na oitava edição do Mundial de Futebol dos Sem Abrigo, o "Rio 2010 Homeless World Cup", que terminou domingo no Rio de Janeiro.
Corpo do artigo
O Brasil bateu o Chile, por 6-0, e também conquistou o troféu no sector feminino, ao vencer o México, por 7-4.
Mais de 300 jogos foram disputados, 55 equipas representaram os sem abrigo dos seus países durante o campeonato, que decorreu na última semana na praia de Copacabana.
Contudo neste campeonato, o que conta não é apenas ganhar, mas abrir portas para a transformação da vida através do desporto.
O objectivo foi confraternizar numa grande festa do futebol com dezenas de selecções internacionais a representar o seu país.
Para Mel Young, o idealizador do torneio, estes dias representam o "ponto alto" do ano que reúne todos os projectos e países para uma semana de celebração.
"Pudemos ver jogos incríveis este ano. Foram os jogadores e os técnicos de diferentes nações que fizeram deste um torneio fantástico. É o seu o espírito e a sua determinação que estão a mudar o mundo. As suas lideranças estão a acabar com o estigma e o preconceito para com os sem abrigo e a proporcionar uma mudança real e duradoura ao redor do mundo", afirmou Young na cerimónia de encerramento do Mundial.
Segundo disse à Lusa o assessor especial das Nações Unidas para o Desporto e o Desenvolvimento, Wilfried Lemke, o importante é promover a paz entre os povos através do incentivo à prática de desportos.
O campeonato mundial de Futebol dos Sem Abrigo terminou ao final da tarde de domingo no Rio de Janeir.
Paris vai receber o mundial de Sem Abrigo entre 19 e 29 de Agosto de 2011.
O Homeless World Cup é um torneio anual de futebol de nível mundial que ajuda a combater a falta de oportunidade para os sem abrigo e excluídos inspirando 64 projectos de base e mais de 30 mil jogadores em situação de risco social a mudar suas vidas.