O Sporting de Braga organizou, esta segunda-feira, a gala Legião de Ouro, para celebrar os 103 anos de história do clube.
Corpo do artigo
Na gala Legião de Ouro, Bruma foi eleito o futebolista do ano. Ausente da cerimónia devido a uma lesão, deixou uma confissão. "Fico a pensar porque não podia ter vindo para Braga mais cedo, encontrei a minha família. Estou muito feliz aqui e espero continuar a ganhar troféus. O meu objetivo é continuar a ajudar o clube a crescer", disse o avançado.
Ainda no futebol, Artur Jorge foi distinguido como o treinador do ano. "Sinto-me orgulhoso. É um prémio que me distingue na liderança de uma equipa que fez uma temporada excecional, quebrámos registos, deixámos marca, apresentámos qualidade e, por isso, vejo este prémio com o dever de o dividir [com equipa técnica e jogadores]. Que nunca nos falte ambição", sublinhou.
No futebol, também foi distinguido Álvaro Djaló, como revelação do ano.
À entrada da gala Legião de Ouro, Zalazar foi questionado sobre se o Sporting de Braga tem qualidade e capacidade para ficar no top-3 do campeonato, e respondeu: "sim, ainda há poucos dias ganhámos ao Sporting [1-0, na meia-final da Taça da Liga], que é o líder do campeonato. Temos jogadores de grande qualidade e experiência e vamos lutar para isso".
Zalazar admitiu que "a adaptação [ao Sporting de Braga e ao futebol português] foi um pouco complicada porque o futebol alemão é completamente diferente", mas a ajuda dos companheiros e "staff" ajudaram-no nesse processo e, "nos últimos meses, já estão a ver um Zalazar novo".
O guarda-redes Tiago Sá, formado no Sporting de Braga, assumiu a "felicidade" pelo momento de festa e pelo crescimento do clube.
"É o sentimento que mais me ocorre. Sou um homem da casa e quando cheguei o Sporting de Braga não tinha nada disto. É um orgulho enorme. Estamos aqui neste evento e nestas instalações e quando cheguei, em 2004, o Sporting de Braga não tinha nada e passou de ser um clube de meio da tabela para um que luta pelos lugares cimeiros da tabela e por títulos. Como jovem da cidade e jogador deste clube há muitos anos, fico muito contente com isso. Há que manter essa exigência e sempre que possível, com os pés assentes no chão, aumentá-la para continuar a subir alguns degraus", disse.
Já o central Paulo Oliveira destacou o crescimento do clube e a recente conquista da Taça da Liga, que considera "capitalizar a competência" do Sporting de Braga. "Foi bom, saboroso, e importante para o clube, mas já é passado. Estamos aqui a celebrar o nosso clube, temos mostrado competência para lutar ao mais alto nível e que temos armas para defrontar qualquer equipa", apontou.
Confira a lista completa de premiados da noite:
Gverreiro Cidade Desportiva: João Carvalho
Futebolista do Ano: Bruma
Revelação do Ano: Álvaro Djaló (futebol)
Atleta do Ano: Deivd (Futsal)
Jovem Atleta do Ano: Afonso Gomes (Atletismo)
Dirigente do Ano: Pedro Gonçalves (Voleibol)
Gverreiro Reconhecimento: Ricardo Vasconcelos (DG Modalidades)
Treinador do Ano: Artur Jorge (futebol)
Parceiro do Ano: AMCO
Gverreiro de Ouro e Mérito: Jorge Mendes
Gverreiro de Honra: Ricardo Rio