Bruno de Carvalho foi eleito presidente do Sporting, tendo batido José Couceiro e Carlos Severino. Bruno de Carvalho, derrotado pelo anterior presidente em 2011, será assim líder dos "leões" por quatro anos. Os resultados oficiais só serão conhecidos na próxima terça-feira.
Corpo do artigo
Na primeira reação aos resultados, Bruno de Carvalho disse que pretende, a partir de quarta-feira, reunir com as entidades bancárias e com o treinador da equipa de futebol, Jesualdo Ferreira, e toda a estrutura do futebol.
O candidato da Lista B dedicou a vitória ao "pai, mãe, mulher e filha" e, depois de falar com os jornalistas, foi festejar com os apoiantes da sua candidatura.
Augusto Inácio, um dos homens para o futebol do novo presidente do Sporting, disse, por sua vez, que a vitória "natural" de Bruno de Carvalho chegou com dois anos de atraso, referindo-se às eleições perdidas para Godinho Lopes em 2011.
Augusto Inácio garantiu que não vai começar já a pensar no futuro na estrutura "leonina", porque o importante é respeitar o compromisso que tem com o Moreirense.
Já José Couceiro desejou um "excelente mandato" a Bruno de Carvalho para os próximos quatro anos, garantindo que a sua lista se diluiu após o sufrágio. "Desejei-lhe [a Bruno de Carvalho], caso se se confirmarem resultados, que tenha excelente mandato", disse Couceiro.
Carlos Severino alertou, por seu lado, o novo presidente para a grande responsabilidade que o espera à frente dos destinos do clube. "Foi uma grande vitória do Sporting", começou por dizer o candidato da lista A, que deu os parabéns ao vencedor, recordando que espera-o "uma grande responsabilidade em dirigir o Sporting, na atual situação grave que o clube vive".
Os resultados provisórios dão 53,63 % dos votos a Bruno de Carvalho e 45,35 % a José Couceiro. Carlos Severino, da lista A, foi escolha de 150 sócios, um universo de um por cento, que corresponde a 863 votos, isto é 1,02%.
Para a Mesa da Assembleia Geral, também a Lista B, liderada para este órgão por Jaime Marta Soares, foi a mais votada com 50,47% dos votos, seguida da C, com 44,46%, e da A com apenas 5,07%.
No Conselho Fiscal e Dispciplinar, é igualmente a Lista B, com comando de Bacelar Gouveia, a mais votada, com 43,77%, à frente da C (35,18%) e da independente D (18,89%).
Ao contrário de José Couceiro, Bruno de Carvalho e Carlos Severino assistiram à conferência de imprensa dada por Eduardo Barroso, presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting, para anunciar os resultados.
Embora os resultados sejam provisórios, uma vez que a contagem dos votos por correspondência não tenha sido concluída - Eduardo Barroso disse que há cerca de 30 envelopes retidos nas estações de correios - quer José Couceiro quer Carlos Severino deram os parabéns ao vencedor anunciado.
O processo já efetuado da contagem dos votos por correspondência "foi lento e foi feito com muito rigor" e só houve duplicação de "três votos" e não de 400 como inicialmente foi avançado, adiantou Eduardo Barroso.