Lage: "Considero o mister Mourinho o melhor treinador de Setúbal e de muitos arredores"
Bruno Lage fez a antevisão do jogo frente ao Fenerbahçe, a contar para o play-off da Champions. O técnico dos encarnados disse que esta será uma eliminatória "de 50/50", deixou elogios ao conterrâneo setubalense Mourinho e garantiu que colocar Akturkoglu contra o Nice foi "uma decisão desportiva".
Corpo do artigo
O Benfica entrou para a nova tempotada a todo o vapor. Até ao momento são já quatro jogos, quatro vitórias, uma Supertaça, seis golos marcados e nenhum sofrido. Um feito que deixa Bruno Lage satisfeito, mas que não abre espaço para facilitismos.
"A equipa tem de continuar o trabalho que temos vindo a realizar. Talvez com a pré-época mais curta da história do Benfica. Sabemos que não temos de olhar para trás, mas sim para a frente. Grande mérito dos jogadores, o sacrifício que fizeram, não terem praticamente férias, jogadores a chegar e a entrar logo em competição. Por isso, estou satisfeito com a prestação de toda a gente, mas sinto que ainda temos muito para dar", começou por dizer o treinador do Benfica, falando, de seguida, sobre o carinho que nutre pelo conterrâneo que vai defrontar.
"Considero o mister Mourinho o melhor treinador de Setúbal, arredores e muitos arredores [risos]. É algo interessante para o jogo de amanhã, nós sermos da mesma cidade e conhecê-lo ao longo dos anos. O que importa neste momento referir é que não é o jogo do Bruno contra o José Mourinho, mas sim do Benfica contra o Fenerbahçe. Eventualmente, quer do lado dele, quer do nosso, se calhar poderíamos pensar num encontro numa fase mais avançada da competição, do que propriamente neste momento. Independentemente do respeito que tenho por ele, amanhã o que está na minha mentalidade é ajudar o Benfica a fazer um bom resultado, levar a eliminatória para a Luz e garantir a qualificação", proferiu.
Quando desafiado a fazer uma comparação entre os trajetos, Bruno Lage recuou 20 anos no calendário: "Em jeito de brincadeira, enquanto ele vencia a Taça UEFA, eu subia com o mister José Rocha com o Vendas Novas à segunda divisão. Em 2004, quando ganhou a Liga dos Campeões, eu ganhei o meu primeiro título ao serviço do Benfica. Como setubalense, acredito que todos nós vivemos uma época de grande orgulho pelo que ele fez no futebol nacional e internacional. Toda a admiração que tenho por ele, a amizade que o meu pai tem por ele, amanhã o que está na nossa cabeça é ajudar o Benfica a vencer e seguir em frente na prova".
Nos últimos dias, José Mourinho afirmou que iria defrontar uma equipa que gastou uma quantia incrível de dinheiro, mas Bruno Lage lembrou os valores dos vencimentos de certos jogadores de clubes de topo do futebol turco: "O que posso afirmar, porque tenho algum conhecimento do futebol turco, é que nenhum clube português pode pagar um salário que um clube de topo turco paga".
O técnico do Benfica recordou, ainda, que este não será um encontro entre José Mourinho e o Benfica: "Esta eliminatória é muito importante para ambas equipas. Não é o mister Mourinho a jogar contra o Benfica, é o Fenerbahçe contra o Benfica. É uma eliminatória, na minha opinião, de 50/50. É muito importante para nós e para o Fenerbahçe. É muito importante para mim enquanto treinador e acredito que também o seja para Mourinho enquanto treinador do Fenerbahçe", disse.
O ponto de situação sobre Akturkoglu
O que não faltou também foram as perguntas sobre Kerem Akturkoglu, que, como se sabe, nos últimos tempos tem sido associado a uma transferência para o Fenerbahçe. Nessa linha, Bruno Lage garantiu que a decisão de colocar o jogador em campo por cinco minutos contra o Nice foi "uma decisão desportiva" e não falou de mercado.
"Sou o treinador. Vocês sabem que há uma proposta e, até final do mercado, quer o Aktürkoglu, quer outro jogador, podem receber propostas. Temos de continuar a trabalhar para fazer o plantel que desejamos. Mas o nosso foco, e também o do Aktur, não tenham dúvidas disso, é de ajudar o Benfica amanhã", assegurou, mostrando-se consciente que os adeptos do emblema de Istambul irão procurar empurrar a equipa.
"O Fenerbahçe vem de um resultado menos positivo e os adeptos vão querer ajudar a equipa a regressar às vitórias. Mas nós somos experientes, jogamos muito bem fora. Acabaram de ver um jovem de 23 anos que já fez 150 jogos pelo Benfica. Estamos prontos", afirmou.
Já ao ser desafiado por um jornalista a dizer o nome de dois jogadores turcos que lhe chamam a atenção, Bruno Lage foi muito rápido a responder: "Gosto do Aktur e do Kökçü. Fizeram duas grandes épocas comigo, talvez as melhores épocas de cada um sobre a minha liderança. Estou a dizer a verdade [risos]".
Benfica e Fenerbahçe jogam esta quarta-feira, em Istambul, às 20 horas.