Mourinho avalia Benfica: "É uma equipa de Champions League e não de qualificação"
José Mourinho, treinador do Fenerbahçe, fez a antevisão do duelo frente ao Benfica a contar para a primeira mão do play-off da Liga dos Campeões. O técnico português referiu que a situação Akturkoglu "não é cómoda", elogiou os encarnados e disse que preferia jogar contra o Nice.
Corpo do artigo
A abrir a conferência de imprensa aos jornalistas, José Mourinho, técnico do Fenerbahçe, começou por analisar o favoritismo para a eliminatória: "Por uma questão de princípio, recuso-me a dizer que o Benfica é favorito. Mas é só uma questão de princípio, porque obviamente reconheço a capacidade, a qualidade, experiência e o segundo jogo em casa. Há uma série de fatores que colocam o Benfica num patamar superior ao nosso. Mas por uma questão de princípio e não de desrepeito para com o adversário, recuso-me a dizer que não temos as nossas possibilidades. Vamos jogar tudo nestes dois jogos para tentar passar à fase de grupos", referiu.
O técnico português considera importante o apoio dos adeptos, mas não vê que possa interferir com a experiência dos jogadores dos encarnados.
"Os adeptos do Fenerbahçe têm a própria experiência nesse jogo com o Feyenoord ajudaram a equipa a atingir o seu objetivo. Não penso que podem influenciar o Benfica negativamente, são jogadores com experiência a jogar em ambientes difíceis. Mas tenho a certeza que podem influênciar os jogadores do Fenebahçe de uma maneira muito positiva", atirou.
Quando questionado sobre as diferenças entre Feyenoord e Benfica, José Mourinho foi bem claro na resposta.
"Quando eliminámos o Feyenoord disse que o Benfica não estava contente por jogar contra o Fenerbahçe, mas se calhar errei. Se calhar eles pensam que o Feyenoord é melhor do que nós e estão contentes por jogar contra nós. Se calhar, o Benfica pensa 'nós somos o Benfica e a nós dá-nos igual jogar com o Fenerbahçe ou o Feyenoord'. Eu, enquanto treinador do Fenerbahçe, prefiro jogar contra o Nice do que contra o Benfica. O Benfica é muito mais forte que o Nice. Neste caso, temos que jogar melhor. O Benfica é forte, tem jogadores fortes, tem um bom treinador e está bem trabalhada. É uma equipa de Champions League e não de qualificação. Temos de fazer tudo melhor. Contra o Feyenoord sofremos quatro golos. Se sofremos quatro contra o Benfica, seguramente não marcamos cinco", considerou.
Confessou, ainda, querer "muito jogar este jogo" e geriu com cuidado a situação Akturkoglu: "Analiso com o maior respeito pelo Benfica, porque o jogador é do Benfica. Mas tenho obviamente de reconhecer que a situação não é cómoda. Está a viajar para Istambul e acho que vai jogar contra nós", referiu.
Por fim, José Mourinho desvalorizou o histórico positivo contra os encarnados: "Eu ganhava sempre ao Benfica porque o meu F. C. Porto era muito melhor do que o Benfica, o Manchester United também, o meu União de Leiria, se calhar, também era melhor do que o Benfica, mas não encontro relação nesses números. O Benfica hoje é uma equipa top, de Champions, de estatuto, com jogadores com experiência. Só a imprensa é que se lembra dessas coisas, acho que ninguém no Benfica se lembra dessas coisas. Com o Feyenoord foi a mesma coisa, diziam que eu ganhava sempre e são apenas coincidências, não vejo vantagem nenhuma nisso".
O jogo entre Benfica e Fenerbahçe, em Istambul, está agendado para quarta-feira, ás 20 horas em Portugal.