As meias-finais dos 5000 metros femininos dos Mundiais de atletismo, previstas para esta quarta-feira e que contam com a presença da portuguesa Mariana Machado, vão ser disputadas às 19 horas locais (18 horas em Lisboa) devido ao calor extremo que se sente em Budapeste, capital da Hungria.
Corpo do artigo
Em comunicado, a World Athletics (WA) anunciou a alteração do horário da prova feminina de fundo, prevista inicialmente para as 11 horas locais, dadas as "extremas condições climatéricas" na capital húngara.
"Os nossos sistemas de gravação revelam um nível muito elevado de temperatura global de bulbo húmido (WBGT, Wet Bulb Globe Temperature em inglês), que aumentam o risco de golpes de calor. As atuais previsões indicavam que as eliminatórias dos 5000 metros femininos seriam disputadas sob bandeira negra do código WBGT. Este é um nível inaceitável para os nossos atletas, pelo que vamos mudar as eliminatórias para a tarde de quarta-feira", informou a WA.
Nesse sentido, a organização dos Campeonatos do Mundo alterou as horas dos tiros de partida das duas meias-finais para as 19.02 horas (18.02 horas em Lisboa) e 19.27 horas (18.27 horas), esta última com a participação da portuguesa Mariana Machado.
A WBGT é um sistema de medição de calor, humidade e stress térmico reconhecido internacionalmente, cuja bandeira negra é o seu nível mais elevado, quando a temperatura é superior a 30º celsius, segundo os regulamentos da WA.
Os estreantes Patrícia Silva, nas eliminatórias dos 800 metros, e Pedro Buaró, no salto com vara, assim como Lorene Bazolo, nos 200 metros, vão ser os únicos portugueses a competir durante a manhã de quarta-feira, ficando, para a sessão da tarde, a prova de Mariana Machado e a final dos 1500 metros, com Isaac Nader.