O Campeonato de Portugal chegou à última jornada, mas ainda há muitos cálculos a realizar na tarde de domingo para determinar as equipas que vão disputar a face de subida de acesso à Liga 3 e as que vão salvar-se, garantindo a manutenção.
Corpo do artigo
Realiza-se, neste domingo, a derradeira jornada do Campeonato de Portugal, com todos os jogos a serem disputados na tarde de domingo. Em cima das tabelas, apesar de poucos, ainda faltam alguns nomes para a fase de subida de acesso à Liga 3 estar preenchida, mas é mais abaixo que ainda há muitas contas a fazer na luta pela manutenção.
Já se sabe quase todos os clubes que vão batalhar pelo acesso à Liga 3, mas na série A três equipas disputam tudo no último encontro. O Limianos venceu o jogo em atraso e assumiu a liderança da tabela. Na deslocação a Montalegre, os minhotos garantiram uma vitória muito importante na luta pelo acesso à fase de subida e estão agora no primeiro lugar, com mais um ponto do que o Tirsense e mais três que o Pevidém, com quem tem igualdade no confronto direto. Dependo de si mesmo, vai agora defrontar o Ribeirão, último classificado com alguma margem, para garantir o objetivo máximo. O Pevidém tem o encontro mais complicado no papel, recebendo o Camacha, quarto classificado, que só no passado fim de semana soube que já não tinha hipóteses de alcançar os dois primeiros lugares. Já o Tirsense também não tem um desafio fácil em mãos, deslocando-se a Vila Real, conjunto que continua a lutar pela manutenção. Os Lobos do Marão fazem pela vida, juntamente com Vilar de Perdizes, Marítimo B, Sandinenses e Montalegre a tentar ficar acima da linha de água. Duas destas equipas vão descer.
Na série B, os dois primeiros lugares foram ocupados pelas mesmas equipas a temporada toda. O Amarante foi criando uma larga vantagem ao longo da época, onde perdeu apenas um jogo, enquanto o São João de Ver assumiu o segundo lugar e espera ao lado dos rubronegros o nome das formações que vão enfrentar na fase de subida. O Beira-Mar perdeu o jogo em atraso na receção ao lanterna-vermelha AC Vila Meã, por 3-1. Com este resultado, os aveirenses mantêm-se na sétima posição, mas já estão salvos devido à vantagem direta, em contraste com o Florgrade, Salgueiros e Paredes, que ainda vão dar tudo para evitarem a pior hipótese. Já desceram para as distritais quatro equipas, mas ainda há um lugar à espera de um conjunto abaixo da linha de água.
É na série C que encontramos uma possível situação caricata. O U. Santarém já garantiu, pelo menos, o segundo lugar, e o Lusitânia dos Açores vem logo atrás. Em terceiro lugar está o Marinhense, que levou a melhor sobre o Fontinhas no jogo em atraso. A equipa da Marinha Grande tem menos três pontos do que o Lusitânia, mas em caso de vitória de um e derrota de outro, respetivamente, o lugar pode ser decidido por golos na secretária, sendo que ambos os encontros diretos entre as equipas terminaram com o resultado de 2-0. Apesar de as chances serem diminutas, é um cenário que pode acontecer. Mais abaixo já estão definidas as piores equipas da tabela, com o Fontinhas, Rabo de Peixe, Cernache, Gouveia e U. Tomar a disputarem as distritais na próxima temporada.
A série D já enviou os dois nomes que vão estar presentes na fase de subida. São eles o histórico Vitória F. C., outrora equipa de primeira divisão, e o Moncarapachense. No fundo da tabela, ainda estão por definir dois conjuntos a juntar-se aos três que já desceram. Vão batalhar pela manutenção, na última jornada, o Juventude Évora, Vasco da Gama Vidigueira, Serpa e Fabril Barreiro.
Série A
Classificação
1.º Limianos 44 pontos
2.º Tirsense 43 pontos
3º Pevidém 41 pontos
4.º Camacha 38 pontos
5.º Brito SC 35 pontos
6.º Dumiense 35 pontos
7.º Montalegre 34 pontos
8.º Os Sandinenses 32 pontos
9.º Vila Real 32 pontos
10.º Marítmo B 32 pontos
11.º Vilar de Perdizes 31 pontos
12.º Portosantense 24 pontos
13.º Mirandela 24 pontos
14.º Ribeirão 19 pontos
Série B
Classificação
1.º Amarante 56 pontos
2.º S. João de Ver 45 pontos
3º Gondomar 40 pontos
4.º Marco 38 pontos
5.º Rebordosa 36 pontos
6.º Vitória SC B 34 pontos
7.º Beira-Mar 33 pontos
8.º Paredes 32 pontos
9.º Salgueiros 32 pontos
10.º Florgrade 30 pontos
11.º Oliveira Douro 26 pontos
12.º Valadares Gaia 24 pontos
13.º Lamelas 23 pontos
14.º Vila Meã 22 pontos
Série C
Classificação
1.º U. Santarém 52 pontos
2.º Lusitânia dos Açores 50 pontos
3º Marinhense 47 pontos
4.º Alverca B 38 pontos
5.º Benfica C. Branco 37 pontos
6.º Mortágua 37 pontos
7.º Sertanense 36 pontos
8.º União 1919 35 pontos
9.º Peniche 34 pontos
10.º Fontinhas 31 pontos
11.º Rabo de Peixe 27 pontos
12.º Vit. Sernache 25 pontos
13.º CD Gouveia 21 pontos
14.º U. Tomar 17 pontos
Série D
Classificação
1.º Vitória FC 53 pontos
2.º Moncarapachense 49 pontos
3º Lusitânia Évora 43 pontos
4.º Louletano 40 pontos
5.º Barreirense 39 pontos
6.º Sintrense 39 pontos
7.º O Elvas 36 pontos
8.º Fabril Barreiro 33 pontos
9.º Serpa 31 pontos
10.º Vasco da Gama Vidigueira 30 pontos
11.º Juventude Évora 29 pontos
12.º Oriental 26 pontos
13.º Real SC 14 pontos
14.º Imortal 12 pontos