O aparecimento dos relvados sintéticos levou ao desaparecimento dos pelados, um pouco por toda a parte, mas em Paranhos, no Porto, há uma exceção.
Corpo do artigo
O campo do Sporting Clube da Cruz é um dos últimos onde podemos recordar os primórdios do futebol, com linhas marcadas a cal num piso de terra batida. Pese o saudosismo dos 102 anos de história, o clube está em renovação e a remodelação do Campo do Outeiro, com conclusão prevista para outubro, promete dar nova vida ao clube, que compete na 2.ª Divisão Distrital portuense.
"A mudança vem com um atraso de 20 anos. Vai ser fundamental para o crescimento do Cruz, porque com a nossa boa localização e rede de transportes vamos conseguir trazer mais atletas", diz o presidente Hélder Pereira.
O clube prepara-se para dar um grande passo, mas não esquece qual é a missão prioritária: "Prestar um melhor serviço à comunidade". "Mais do que a parte desportiva, temos uma preocupação com as pessoas. Recebemos muitos miúdos de instituições de solidariedade. Procurámos dar-lhes alguma formação e não queremos ficar por aqui na vertente social", salienta o dirigente. Além de uma sala de estudos afiliada ao Cruz, cujas funções cessaram desde o início da pandemia, o plano de apoio à comunidade passa ainda por criar um lar de idosos, de modo a "poder ajudar todas as gerações".
Embora desportivamente o Cruz não se destaque - está no 14.º lugar na Série 1 da 2.ª Divisão -, é nos pormenores que marca a diferença. A diretora dos seniores é Paula Correia, uma mulher "num mundo de homens". Guarda fantásticas memórias dos mais de 30 anos que leva a acompanhar o clube, insuficientes, porém, para apagar alguns episódios tristes. "Há cerca de 15 anos não me deixaram entrar num clube porque não acreditavam na capacidade de uma mulher para ser diretora. Tive de chamar a polícia para resolver a situação", conta Paula Correia, que irá tentar conter as emoções quando avançar a demolição do Outeiro, prevista para maio.
A remodelação do recinto traz mais responsabilidade e, por isso, Hélder Pereira deixa uma promessa para a nova época: "Com melhores condições, vamos lutar pela subida de divisão, sem nunca esquecer a missão prioritária para com a nossa comunidade".
Curiosidades
Clube eclético e com teatro
Além do futebol, o Sporting Clube da Cruz dedica-se também ao teatro, através do grupo amador intitulado Grutepo.
José Azevedo é referência
O antigo capitão do Braga passou pelas camadas jovens do Cruz antes de se transferir para a formação do F. C. Porto. José Nuno Azevedo somou 406 jogos na carreira.