O Casa do Povo de Sobreira é o único clube de hóquei em patins a somar vitórias em todos os jogos do campeonato.
Corpo do artigo
Se a gíria popular nos diz que quanto mais alto se sobe maior é a queda, eis que de Sobreira, no concelho de Paredes, chega uma história digna da simbologia de uma fénix. A Casa do Povo da Sobreira (CP Sobreira) é, orgulhosamente, um clube local e há cinco anos esteve para fechar portas devido a fatores financeiros. No entanto, um grupo de cinco amigos, ex-atletas do clube, decidiram retribuir o que lhes foi oferecido dentro de portas e montaram um projeto que, há data, já se poderá dizer que é de sucesso.
Militantes na 3.ª Divisão de hóquei em patins, atletas e Direção estão em uníssono e trabalham diariamente para dar sequência a um recorde de 19 vitórias em outros tantos jogos do campeonato que, além de ser um caso único a nível nacional, foi algo pensado no início da época: "Definimos logo na pré-temporada dois objetivos: sermos campeões da 3.ª Divisão e fazê-lo de forma invicta", disse Rui Mendes, diretor do clube.
Apenas com sete jornadas da competição por disputar e com 10 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o OH Sports, o foco já está virado para o planeamento da próxima época, que vai acabar por assinalar um ponto de viragem num clube que ainda há cinco anos duvidava de si mesmo.
Num ciclo 100% vitorioso na alta competição, é de questionar se os níveis de motivação continuam a ser os mesmos, ao que o diretor desportivo Hélder Venda responde: "Estamos sempre atentos ao rendimento dos nossos jogadores e, se não estiverem a atuar ao nível que nós sabemos que conseguem, não temos medo de apertar com eles. Por isso, conseguimos manter os níveis sempre lá em cima".
Numa simbiose perfeita entre a juventude e veterania, em todos os jogos são convocados jogadores da formação e isso já permitiu, por exemplo, a utilização de Gonçalo Venda, de 16 anos, numa equipa que tem em Tó Cruz o jogador mais velho com 41 anos. Neste percurso em ascensão, o treinador Diogo Pereira considera que a Casa do Povo de Sobreira ainda não conseguiu nada: "Nunca me foquei em recordes. A mentalidade sempre foi vencer jogo a jogo, mas vamos fazer tudo para manter este registo".
Mais que um goleador
Nesta carreira de sucesso, a equipa soma 123 golos marcados e apenas 45 sofridos, destacando-se o avançado Vítor Hugo que, além de ser o melhor marcador da Europa com 46 golos, a par de Hernâni Domingos (UD Vilafranquense), soma outros predicados. É o capitão de equipa, homem da casa e uma referência no balneário para os mais jovens.
A união tem sido um dos segredos deste clube de Paredes que já olha a longo prazo e coloca o foco na próxima temporada, dentro do mesmo registo otimista. O diretor Rui Mendes é o primeiro a reconhecer que o objetivo passa "por fazer outro brilharete na 2.ª Divisão". O futuro é já ao virar da esquina.