O Chelsea apurou-se esta quinta-feira para a final da Liga Europa de futebol com novo triunfo sobre o Basileia, agora por 3-1, embora os suíços tenham ameaçado o favoritismo dos ingleses, que vão defrontar o Benfica em Amesterdão.
Corpo do artigo
Depois da vitória por 2-1 dos "blues" fora de portas, o golo de Salah (45+1) em cima do intervalo, juntamente com uma exibição personalizada, ainda fizeram tremer os londrinos, que regressaram demolidores na segunda parte, com golos de Fernando Torres (50), Moses (52) e do ex-benfiquista David Luiz (59), que encontrará em Amesterdão a sua antiga equipa.
Frente ao ainda campeão europeu, o Basileia nunca se intimidou com o adversário, ambiente ou resultado adverso consentido em casa e, logo no minuto inicial, Streller desaproveitou a primeira desatenção da defesa, atirando ao lado só com o guarda-redes pela frente.
A resposta surgiu dos pés do "capitão" Lampard (09), mas o seu remate cruzado foi ao poste, seguindo-se iniciativa de Fernando Torres (18) que o guarda-redes anulou com estirada para canto e um lance vistoso de Hazard concluído com remate de Ramires, à figura, quando tinha tudo para marcar.
Os helvéticos iam mantendo os ingleses em sentido e, aos 39, Salah viu Cech defender, "in-extremis", com o joelho, e no lance seguinte Stocker reclamou penálti, com a bola a embater no ombro de Bertrand.
A ousadia do Basileia frutificou nos descontos, com Stocker a desmarcar Salah e o egípcio a atirar para fora do alcance de Cech e a recolocar a eliminatória em aberto, mesmo em cima do intervalo.
O sonho do Basileia esfumou-se em pouco tempo, pois em 15 minutos já tudo tinha acabado: tudo começou com Fernando Torres, oportuno, a emendar defesa incompleta do guarda-redes, minutos antes de fazer a tabela com Moses, que, após sorte no ressalto, confirmou a reviravolta (2-1).
O ponto final da eliminatória aconteceu aos 59, com o ex-benfiquista David Luiz, fora da área, a rematar de primeira ao ângulo superior direito, indefensável (3-1).
Aos 63, Frei, com a colaboração, involuntária, de um contrário ainda enviou a bola à quina do ferro/trave, mas foi apenas o último ato de um filme com fim "anunciado".
O início do jogo ficou marcado com a curiosidade de os adeptos locais exibirem cartazes de incentivo ao regresso de José Mourinho ao Chelsea.