O que mudou no F. C. Porto e no Sporting depois do jogo quente da época passada, no Dragão. E ainda o que vai mudar nos dois rivais daqui para a frente. Os onzes e as figuras.
Corpo do artigo
Menos de seis meses depois do emocionante, e escaldante, duelo da 22.ª jornada da Liga 2021/22, que terminou empatado a duas bolas, F. C. Porto e Sporting voltam a medir forças para o campeonato. Os novos campeões nacionais mantêm grande parte da equipa-base da época passada, mas tiveram de dizer adeus a duas pérolas da formação (Vitinha e Fábio Vieira), enquanto os leões visitam a Invicta com muitas caras novas, na semana em que se confirmou a saída de um dos imprescindíveis de Ruben Amorim: Matheus Nunes rumou à Premier League e o avançado Paulinho falha o clássico devido a lesão.
F. C. Porto: adeus losango
Os dragões entram em campo para o primeiro clássico da temporada animados por três triunfos em outros tantos encontros oficiais e a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, mas parece certo que Sérgio Conceição vai mexer algumas - poucas - pedras no esquema azul e branco, mudando apenas três jogadores em relação ao onze que começou o último clássico com o Sporting na Liga.
Danny Namaso foi a grande surpresa no arranque, com o avançado inglês a ser titular frente a Tondela, Marítimo e Vizela, duelos em que o técnico portista apresentou uma ligeira alteração ao 4x4x2 que tem utilizado, preferencialmente, desde que assumiu a equipa em 2017/18. Conceição redesenhou o meio-campo a quatro num losango, com Uribe na posição seis, Grujic a médio interior direito, Pepê à esquerda e Namaso na posição 10.
No entanto, tudo indica que o clássico de hoje assinale um regresso ao passado recente, uma vez que é altamente provável que Otávio recupere um lugar no onze - o internacional português falhou os dois primeiros jogos por castigo -, surgindo no flanco direito da zona intermédia. Neste caso, Pepê cairia na esquerda e sem Grujic, lesionado, tudo indica que seja Eustáquio a formar duplo pivô com Uribe.
Em relação à equipa que iniciou o jogo da 22.ª jornada de 2021/22, Conceição só deve fazer três alterações. Chancel Mbemba, Vitinha e Fábio Vieira deixaram o clube e se em relação a quem vai entrar para os lugares dos dois portugueses não existem grandes dúvidas - Eustáquio por Vitinha e Pepê por Fábio Vieira -, resta saber se será Marcano ou David Carmo a substituir Mbemba.
Jogadores a ter em conta
Pepe: O internacional português é, aos 39 anos, absolutamente indiscutível na equipa, além de ser a voz de comando. Pepe já defrontou o Sporting 21 vezes, somando sete triunfos, nove empates e cinco derrotas.
Otávio: É o único jogador do atual plantel portista que trabalha, de forma ininterrupta, com Conceição desde que o técnico assumiu o F. C. Porto, em 2017/18. O médio é fundamental nos equilíbrios da equipa portista.
Pepê: Não será exagero dizer que, neste momento, é o jogador mais polivalente do plantel. Tem atuado em várias posições do meio-campo, emprestando perfume ao futebol portista, e até já desenrascas a defesa direito.
Taremi: O início de 2022/23 tem sido proveitoso para o avançado. Depois de ter aberto a época com dois golos ao Tondela, na Supertaça, repetiu a dose frente ao Marítimo e, após ficar em branco em Vizela, quer voltar a festejar.
Sporting: a mobilidade total
Depois do título de 2020/21 e do segundo lugar na época passada, o leão de Ruben Amorim quer voltar a lutar pelo principal troféu nacional, mas o início de temporada não tem sido fácil. O leão mostrou uma rara fragilidade defensiva em Braga (3-3), corrigida na vitória frente ao Rio Ave (3-0), encarando o primeiro clássico com duas certezas: um eventual desaire no Dragão deixa a equipa a cinco pontos do F. C. Porto e o treinador terá de mudar mais de meia equipa em relação ao onze que começou o jogo da segunda volta do último campeonato na Invicta.
Feddal, Matheus Nunes e Sarabia já deixaram o reino do leão - sendo que o internacional português foi transferido esta semana para o Wolverhampton -, sendo quase certo que Ricardo Esgaio e Nuno Santos perdem estatuto de titulares com que se apresentaram no Dragão em fevereiro deste ano. Somando a estas situações a lesão de Paulinho, que deve afastar o ponta de lança do duelo, Amorim fará um total de seis alterações em 11 jogadores. St. Juste ou Neto serão o terceiro elemento da zona central da defesa verde e branca, Pedro Porro assume o flanco direito e Morita, contratado ao Santa Clara, fará de Matheus Nunes e jogará ao lado de Ugarte.
Sarabia, Paulinho e Nuno Santos formaram, na época passada, o trio de ataque leonino, que agora se vai apresentar totalmente remodelado. Tal como aconteceu frente ao Rio Ave, Amorim deve apostar em três jogadores muito móveis e que estarão sempre a trocar de posição para tentar confundir a defesa portista. Trincão à direita, Pedro Gonçalves como falso 9 e Edwards no flanco esquerdo.
Jogadores a ter em conta
Porro: Depois de ter sido afetado por várias lesões na época passada - não atuou no Dragão, por exemplo -, o defesa direito espanhol parece estar de regresso à melhor forma e será uma das setas apontadas à defesa rival.
Ugarte: João Palhinha e Matheus Nunes já são passado no Sporting de Ruben Amorim, com o uruguaio a ser, na teoria, o médio mais recuado do leão. No entanto, Ugarte tem qualidade com bola e é forte no transporte.
Trincão: É, muito provavelmente, o reforço mais sonante do Sporting para 2022/23. Emprestado pelo Barcelona, o internacional português foi titular nas duas primeiras jornadas e, frente ao Rio Ave, já assinou uma assistência.
Pote: Depois da inesquecível época de 2020/21 (23 golos em 37 jogos), as lesões travaram, na época passada, Pedro Gonçalves que, ainda assim, marcou 15 golos e fez 11 assistências. Agora, em dois jogos Pote já faturou três vezes.