F. C. Porto, Benfica e San Lorenzo são alguns dos clubes que já reagiram à morte do Papa. Emblema argentino, do qual o líder da igreja católica era sócio honorário, recordou, ainda, que houve a proposta para atribuir o nome de "Papa Francisco" ao futuro estádio dos "cuervos".
Corpo do artigo
As reações à morte do Papa também proliferam no mundo do futebol. Nas mais distintas áreas são muitos os que se juntam para deixar uma palavra de despedida e de agradecimento a Francisco, que morreu aos 88 anos.
No caso do futebol nacional, o Benfica recordou o Papa como um uma "referência mundial de humildade e diálogo".
"O Sport Lisboa e Benfica manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, líder inspirador da Igreja Católica e referência mundial de humildade, solidariedade e diálogo", pode ler-se no site oficial dos encarnados.
Já os azuis e brancos destacam o trabalho desenvolvido em prol da harmonia.
"O F. C. Porto lamenta a perda do Papa Francisco e solidariza-se com a dor de todos os que sentem a morte de um promotor da paz e construtor de pontes e caminhos em comum", escrevem.
Do outro lado do oceano, o San Lorenzo, clube do qual Jorge Bergoglio - que mais tarde se tornaria o 266.º Papa - era sócio honorário, prestou uma homenagem emotiva.
"Nunca foi mais um e foi sempre um dos nossos. Cuervo [alcunha do clube] em pequeno e em homem. Cuervo como sacerdote e cardeal... Cuervo também como Papa. De Jorge Mario Bergoglio a Francisco, houve algo que jamais mudou: o seu amor pelo Ciclón. Envoltos numa profunda dor, desde San Lorenzo dizemos hoje adeus a Francisco. Adeus, obrigado e até sempre! Estaremos juntos até à eternidade", pode ler-se na mensagem que acompanha um vídeo.
Já no site oficial, o emblema argentino, numa mensagem bem mais extensa, relembra a importância da figura, o amor pelo clube e dá conta, ainda, que houve conversas para atribuir um nome especial ao futuro estádio.
"No ano passado, por exemplo, recebeu o nosso presidente, Marcelo Moretti, que oficializou a proposta de que o futuro estádio da Avenida La Plata fosse batizado com o nome do “Papa Francisco”. O Santo Padre ficou entusiasmado e aceitou sem hesitar", destacam.