Comentários racistas sobre emigrantes africanos afastaram Voula Papachristou de Londres2012, pois o Comité Olímpico da Grécia entendeu que a atitude da atleta do triplo salto viola os mais básicos princípios olímpicos.
Corpo do artigo
"Com tantos africanos na Grécia... Pelo menos os mosquitos do Nilo Ocidental vão comer comida caseira!!!", foi o comentário de Voula Papachristou que, juntamente com o apoio público a um partido da extrema direita, indignou os responsáveis helénicos.
O Comité Olímpico grego justificou a decisão de a retirar da Missão "face a comentários contrários aos valores e ideais do movimento olímpico".
Igualmente no Twitter, a atleta já se retratou: "Gostava de apresentar as minhas mais sentidas desculpas pelo infeliz e de mau gosto comentário que publiquei no meu Twitter. Estou muito arrependida e estou envergonhada pelas respostas negativas que desencadeou, embora eu não quisesse ofender ninguém ou violar os direitos humanos".
"O meu sonho está ligado aos Jogos Olímpicos e não poderia participar neles se não respeitasse os seus valores. Por isso, nunca poderia acreditar em descriminação entre raças", acrescentou.