Paulo Iago, jovem promessa do Real Madrid, vai ser reforço do Sporting. Nos próximos dias, o atleta, de 17 anos, que é representado por Jorge Mendes, vai assinar um contrato de longa duração com os leões mas os merengues ficam com a opção de recompra. Em Alvalade, arranca na equipa B, sob a supervisão de João Pereira.
Corpo do artigo
Nascido em Madrid, começou desde cedo a mostrar um talentoso pé esquerdo, sendo aproveitado com sucesso nos escalões de formação do Real Madrid. Deu, também, nas vistas na seleção sub 15, sub 16 e sub 17 da seleção de Espanha, tendo participado no Mundial de sub 17, em 2023, e no Campeonato da Europa, do mesmo escalão, em 2024. No entanto, na última temporada, não deu nas vistas como desejava, e, ao contrário de jogadores da sua geração, como Lamine Yamal, nunca lhe foi dada a chance de alinhar na equipa principal. Segundo o jornal "Marca", esta foi, entre outros, o motivo do seu mal estar no Real Madrid.
O pai, Pepe Murias, antigo praticante de futebol amador, incentivou-o na prática de modalidade mas nem tudo correu sempre bem. Num acidente de skateboarding, Iago partiu a tíbia e o perónio quando jogava na equipa "Parque Sureste" e, após uma longa recuperação de um ano, começou a ser sondado pelo Atlético Madrid e pelo Rayo Vallecano. No entanto, quem levou a melhor foi o Real Madrid, que o convenceu e â família a juntar-se ao clube em 2014. Nos primeiros cinco anos, ao serviço dos merengues, marcou mais de 150 golos, sendo comparado a Modric devido ao estilo e à facilidade de execução. O primeiro contrato foi assinado em 2022.
Em junho último, Iago informou o Real Madrid de que o seu desejo era o de sair para ter um papel maior em outro clube. Ao serviço da equipa sub 19, não foi utilizado com a regularidade desejada e não tinha, também, perspetivas de chegar à equipa principal. Antes, o jogador não tinha, também, chegado a acordo para assinar um novo vínculo. Com contrato até 2025, o Real pretendia prolongar o vínculo por um ano, o que foi recusado, e para evitar a saída a custo zero, Iago foi autorizado a procurar clube. O Sporting é o novo destino mas o Real Madrid pode, no futuro, recomprar o passe. Esteve na "cantera" do Real Madrid, durante 10 anos, e, em 2021, começou a ser representado pelo empresário português Jorge Mendes.
No Sporting, vai começar a jogar na equipa B, sob orientação do treinador João Pereira, mas Ruben Amorim vai acompanhar, de perto, a sua evolução. Se convencer, pode ter a chance de ser utilizado no conjunto principal do campeão português.