Conceição e o dérbi entre Sporting e Benfica: “Infelizmente não dependemos desse jogo”
O treinador do F. C. Porto pede uma equipa “humilde” para vencer, este domingo, o V. Guimarães e assumiu que vai ver, hoje, o dérbi de Lisboa, lamentando a distância pontual que separa os dragões dos rivais.
Corpo do artigo
Apenas quatro dias depois do triunfo azul e branco na cidade berço, por 1-0 na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, os dois clubes voltam a medir forças, desta vez na Invicta num duelo da 28.ª jornada do campeonato.
“O que o adversário poderá fazer de diferente não sabemos, mas aquilo que nós procuramos é preparar todos os cenários possíveis. Foi um trabalho normal e habitual para preparar este jogo. Apesar de defrontarmos a mesma equipa não há vantagem ou desvantagem. Temos de dar o melhor para ganharmos o jogo”, salientou Sérgio Conceição.
“O Vitória jogou dentro do que é habitual. Entendemos os comportamentos e, com humildade, percebemos que Vitória é uma equipa com rigor e qualidade. Fizemos um jogo muito competente e não foi por causa de um mau momento do Bruno Varela [no lance do golo de Pepê] que vencemos, porque criámos muitas oportunidades. Amanhã temos de voltar a ter humildade para levar o Vitória de vencido”, acrescentou o técnico.
Questionado sobre a entrevista que Pinto da Costa deu ao JN, em que o presidente do F. C. Porto afirma que não imagina ver Conceição continuar no clube com outra direção, o treinador optou por uma resposta politicamente correta.
“Já disse que entendo a vossa curiosidade, mas como treinador do F. C. Porto não devo comentar palavras do presidente, que é o número 1 do clube, juntamente com os nossos sócios e adeptos. Não comento por respeito e não faz parte do meu papel. O que tenho de me preocupar é com o jogo de amanhã”, garantiu.
Já em relação ao Sporting-Benfica desta noite uma certeza: “Não sou daqueles que dizem não vão ver o jogo, vejo da distrital à Champions e claro que vou seguir o jogo. Que ganhe a melhor equipa, infelizmente não dependemos desse jogo. Temos de olhar para as sete finais que faltam no campeonato e, se deus quiser, duas na Taça. No final, faremos as contas, a análise e o balanço”.
Taremi ficou fora das convocatórias portistas para os últimos três jogos e Conceição comentou a situação do iraniano: “Focado esteve sempre. Não foi convocado por opção técnica, porque não estava tão bem em termos físicos. Ele quer muito jogar e, se estiver bem, claramente vai ser convocado. Está disponível como os outros”, disse, não abrindo o jogo sobre quem será o substituto de Evanilson, que vai cumprir castigo.
“Eu acho que jogamos mais em 4-5-1 do que em 4-2-3-1, mas cada um tem a sua visão. É uma boa questão [se a ausência de Evanilson vai ditar uma mudança de sistema], mas se eu responder vou desvendar a nuance que poderemos ter no jogo”, lembrou.