Vitória do F. C. Porto sobre o Shakhtar Donetks, tem um sabor especial para Sérgio Conceição. O último triunfo dos dragões na jornada inaugural da Champions tinha sido em 2014/15.
Corpo do artigo
O F. C. Porto venceu na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, em Hamburgo, algo que já não acontecia desde 2014/15, altura em que os dragões entraram a golear contra o BATE Borisov, por 6-0, no Dragão.
Esta vitória diante do Shakhtar na primeira jornada marcou também a primeira vez que Sérgio Conceição arrancou na Champions a vencer. Em 17/18 começara a perder em casa com o Besiktas (1-3), na época seguinte foi a Gelsenkirchen empatar com o Schalke 04 (1-1). Em 2019/20, o F.C. Porto foi surpreendido pelo Krasnodar, que atirou os azuis e brancos para a Liga Europa. No regresso à Champions, em 2020/21, no arranque contra o Manchester City voltou a perder por 3-1, em Inglaterra. Em 2021/22, a campanha começou com um empate com o Atlético Madrid (0-0). Na época passada, o destino voltou a colocar os “colchoneros” no menu da primeira jornada da fase de grupos e os dragões acabaram mesmo por perder por 2-1, em Madrid.
Desta vez, os azuis e brancos resolveram cedo e quebraram a série negativa com três golos na primeira parte, situação que só se tinha acontecido contra BATE Borisov, Leicester e Mónaco em jogos da Liga dos Campeões.