O treinador dos dragões não fugiu às polémicas que marcaram os últimos tempos no universo portista e, além de ter condenado a violência que marcou a assembleia geral, lembrou que os adeptos são o principal ativo do clube.
Corpo do artigo
"O jogo com o Montalegre, da quarta eliminatória da Taça de Portugal, ficou para segundo plano na conferência de imprensa, mas Conceição garantiu que a preparação do duelo com os transmontanos teve o mesmo critério que qualquer duelo da Champions.
“O Montalegre joga em 4x2x3x1, tem um grande ponta de lança, dois extremos rápidos, dois médios que se mostram muito ao jogo. Só perdeu duas vezes no campeonato, está em terceiro, é verdade, mas tem o melhor marcador. É uma equipa à imagem do treinador: se der para sair a jogar, sai, se não der é vertical, muito simples no processo atacante. Defende bem, até pode defender um bocadinho mais alto, mas acredito que seja mais recatado no seu meio-campo. Temos de ser nós a descobrir a fórmula, olhando para o que o Montalegre fez na Taça e no campeonato até agora. A análise que fizemos teve o mesmo foco. Um abraço às pessoas de Montalegre, acho que vêm 10 autocarros com adeptos”, afirmou o técnico.
No início de um ciclo de jogos que “pode definir o futuro da equipa nas competições nacionais e internacionais”, Conceição foi claro quando questionado sobre as palavras de Pinto da Costa, que referiu que não avança para a renovação com o treinador por causa das eleições de abril do próximo ano.
“João Mário veio a dormir”
“Sou empregado e trabalhador do F. C. Porto e, por isso, não tenho de comentar as declarações do presidente. A minha última renovação foi a 4 de junho. Renovei nas férias, por isso, estou é preocupado com as vitórias e os títulos. Como sócio, observo as outras situações, algumas coisas não gosto de todo, outras aprecio. O mais importante é o jogo de amanhã”, sublinhou antes de ser confrontado com a possibilidade de ser, neste momento, a pessoa mais consensual do universo portista.
“Sublinharam o like que meti na [publicação] da senhora Cecília Pedroto e vou recordar outra frase do nosso mestre, uma das pessoas que mais admiro no futebol. Os sócios do F. C. Porto não são o 12.º jogador, são o primeiro, porque sem eles o clube não existe. Eles querem vitórias, títulos e não querem algumas coisas que aconteceram. Somos do Norte, mas não somos o que vimos num passado muito recente. Queremos dar alegrias aos sócios e melhorar a equipa”
Zaidu, Wendell e Pepe ainda não estão aptos para a Taça de Portugal, devido a lesão, enquanto Iván Jaime já treina com a equipa, mas não está nas melhores condições. A paragem para os compromissos das seleções tornou João Mário e Pepê como os mais recentes internacionais do plantel portista. Sérgio Conceição ficou contente, mas não deixou de mandar um recado ao lateral direito português.
“Fico extremamente contente pelo percurso, evolução, por chegarem a um patamar da seleção. As chamadas do Pepê e do João são absolutamente merecidas e temos mais dois ou três jogadores – Galeno, Evanilson – que têm potencial para serem os próximos. Fico contente, mas espero que regressem mais acordados do que o João Mário, que veio a dormir. Tem de perceber que tem um treinador português e não um espanhol”, afirmou Sérgio Conceição.