O treinador do F. C. Porto está confiante para o clássico deste domingo, garantindo que vai jogar para vencer o Benfica no Estádio da Luz e, assim, dar mais um passo rumo ao grande objetivo da época. Conceição elogiou a "grande temporada" que os dragões estão a fazer e não esqueceu que ainda há a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal para disputar.
Corpo do artigo
"Os jogos são sempre preparados com o intuito de ganhar os três pontos. Aqui ninguém tem uma estratégia para empatar e, depois, o jogo dita o que se passa: acho que vai ser equilibrado entre duas excelentes equipas - as melhores do campeonato, tendo em conta a classificação -e preparamo-lo para ir buscar os pontos", afirmou Sérgio Conceição, na conferencia de imprensa de antevisão do clássico da 30.ª jornada.
O jogo grande deste domingo até pode ser considerado decisivo para as contas do título, mas o técnico portista prefere não lhe colar esse rótulo: "Depois deste, ainda ficam a faltar quatro jogos. Não sabemos... Ninguém diria que perderíamos nas duas últimas deslocações. Não posso fugir à importância deste jogo, claro, mas é mais um".
Depois de ter passado grande parte do campeonato no primeiro lugar, Sérgio Conceição admitiu que a queda para o segundo posto não foi bem recebida no Dragão, mas a classificação não mexe na ambição: "Fomos líderes durante muitas jornadas e isso é demonstrativo do grande trabalho que estes jogadores fizeram. Esse ciclo negativo chegou quando não queríamos, mas faz parte do passado. Temos feito um campeonato fabuloso e não o queremos manchar. Para concluir a época da melhor forma, queremos ganhar o campeonato e a Taça", garantiu Conceição.
"Erros poderão ter influência"
Garantindo que não aceitava um eventual 0-0 antes do jogo começar, Conceição desvalorizou as polémicas com a arbitragem, até porque, segundo o treinador, as primeiras páginas dos jornais não têm dado destaque aos erros dos juízes: "Tem-se falado muito de arbitragem? Não tenho visto... Não querendo fugir à pergunta, porque não faz parte do meu caráter e personalidade, não quero entrar por aí. É um jogo importante. O que foi feito pela arbitragem... a nós entristece-nos, porque nos tem prejudicado mais a nós, e esses erros poderão ter influência no campeonato. Mas o melhor é não mexer mais nesse assunto. A beleza do futebol tem a ver com o que se passa no campo. Mas estamos atentos ao futebol português", garantiu, antes de lamentar alguma falta de atenção.
"Se eu fosse estrangeiro e visse as primeiras páginas de Portugal hoje, perguntava: o Benfica vai jogar contra quem? Temos um grande respeito pela equipa do Benfica, mas queremos muito ganhar o jogo", repetiu Conceição, comentando a proibição imposta pelo Benfica, que impede as claques do F. C. Porto de utilizarem bombos e megafones na Luz.
"O que querem que eu diga [sobre a proibição]? Poderá ser, poderá não ser (uma provocação). Tudo serve e tudo faz parte do que são estratégias para se poder ganhar o jogo. Não sei se a intenção é essa, mas não quero entrar por aí. Que eu gosto que os adeptos tenham tudo o que precisam para mostrar a sua paixão e ligação à equipa? Sem dúvida que sim. São uma parte muito importante nas nossas vitórias", afirmou o treinador portista, que tem duas dúvidas na cabeça.
"O Corona tem treinado com a equipa, mas limitado e vamos ver até à hora do jogo. O Marega é mais difícil", admitiu Sérgio Conceição que convidado a escolher um jogo que gostaria de ver repetido, amanhã, na Luz, não hesitou: "A nossa vitória no Mónaco. Foi frente a uma grande equipa, tal como vai acontecer amanhã, e ganhámos a um grande rival".