A 86.ª edição da Volta a Portugal, apresentada esta quinta-feira na Sala do Arquivo da CM de Lisboa, irá percorrer as estradas do país de 6 a 17 de agosto. A prova começa com um contrarrelógio na Maia, tem descanso em Viseu e termina na Praça do Império, em Lisboa.
Corpo do artigo
Ao longo de 1581 quilómetros, mais de uma centena de ciclistas em representação de 15 equipas, sendo nove delas portuguesas, vão disputar a Volta a Portugal. Há ainda 28 contagens de prémio de montanha e 27 Metas Volantes.
A Senhora da Graça, depois de uma longa etapa com partida em Bragança, antevê-se como primeiro ponto de possíveis decisōes. Uma etapa complexa que antecede a ligação de Lamego até Viseu, onde se cumpre o dia de descanso.
A segunda fase da prova abre com uma chegada à Guarda e depois à Torre. Dois epílogos com subidas que podem decidir muito da prova. Santarém e Montejunto serão as duas paragens antes da chegada ao contrarrelógio, já na zona de Lisboa.
Entre os corredores participantes destacam-se o russo Artem Nych (Anicolor/Tien 221) vencedor da prova em 2024, Mauricio Moreira (Efapel Cycling), também já vencedor de uma edição, Alexis Guérin (Anicolor/Tien 21), que venceu a Prova Joaquim Agostinho, bem como o colombiano Jesus Pena (AP Hotels&Resort/Tavira/Faremse).
Veja todas as etapas da Volta a Portugal
6 agosto: Prólogo Maia (Contrarrelógio)
7 agosto 1.ª etapa: Viana-Braga (Sameiro)
8 agosto 2ª etapa: Felgueiras-Fafe
9 agosto 3ª etapa: Boticas-Bragança
10 agosto 4ª etapa: Bragança- Mondim de Basto (Senhora da Graça)
11 agosto 5ª etapa: Lamego-Viseu
12 agosto descanso: Viseu
13 agosto 6ª etapa: Águeda-Guarda
14 agosto 7ª etapa: Sabugal-Covilhã (Torre)
15 agosto 8ª etapa: Ferreira Zêzere-Santarém
16 agosto 9ª etapa: Alcobaça-Montejunto
17 agosto 10ª etapa: Oeiras-Lisboa (CRI)