Conselho de Disciplina instaura processo disciplinar a Pinto da Costa e ao F. C. Porto
As críticas de Pinto da Costa, presidente do F. C. Porto, ao trabalho realizado pela equipa de arbitragem na derrota dos dragões frente ao Estoril (1-0), na última jornada da Liga, motivou a instauração de um processo disciplinar ao dirigente e ao clube, por parte do Conselho de Disciplina da FPF.
Corpo do artigo
Na sala de imprensa do Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, Pinto da Costa fez muitas críticas ao trabalho da equipa de arbitragem, liderada por António Nobre e que teve Tiago Martins como VAR.
"Há uma grande penalidade flagrante, é uma cotovelada que o jogador dá no Francisco Conceição. Foi ao VAR fazer asneiras e retificar algo que estava certo", denunciou o dirigente portista, em alusão a um penálti, inicialmente assinalado por António Nobre, mas que acabou revertido após a consulta das imagens, a conselho do VAR, Tiago Martins.
O lance aconteceu ao minuto 57, ainda com o resultado em 0-0. Pouco depois, Diogo Costa foi expulso, por derrubar o isolado Wagner Pina, e do livre resultou o único golo do jogo, apontado por Cassiano. Perto do fim, Francisco Conceição também viu o cartão vermelho, por colocar a mão na cara de Wagner Pina.
"O Sr. Tiago Martins já com o Gil Vicente nos fez perder um campeonato. Tem a fama de ser o melhor VAR, mas em vez de estar preocupado em fazer campanha, como fez no Dragão pelo Sr. Fontelas Gomes, devia preocupar-se em arbitrar e ser correto nas chamadas e não falsear resultados como os de hoje. Penálti só se for o Di Maria na Luz. Há que ter em atenção que o VAR não pode servir para árbitros desempregados, reformados e sem qualidades. Depois da má imagem que deixou internacionalmente no Santiago Bernabéu, em Madrid, no Espanha-Brasil, depois daquela vergonha, este árbitro não tinha condições. O F. C. Porto tem sido vergonhamente prejudicado, sobretudo pelo VAR. Espero que o Sr. Fontelas reflita e veja se realmente tem mão nisto. Se não tem, é melhor dar o lugar a outro", disse ainda Pinto da Costa.