SAD portista poderá ter de lidar, no final desta época, com o interesse do Inter no treinador. Tottenham e Chelsea também estão atentos.
Corpo do artigo
A vitória na Luz manteve a equipa portista na luta pelo título e ainda há a Taça de Portugal para disputar, mas a próxima época também já mexe com o Dragão, com enfoque principal na continuidade do treinador. Na mira do Inter de Milão, de acordo com uma notícia dos últimos dias do diário italiano "Gazzetta dello Sport", Sérgio Conceição tem contrato com o F. C. Porto até junho de 2024, sendo que a SAD azul e branca está protegida por uma cláusula de rescisão ligeiramente inferior a 20 milhões de euros.
Como já foi dito publicamente pelo próprio, o desejo de Pinto da Costa é que Conceição cumpra o contrato atual ou até renove por mais anos, mas, a partir do final desta temporada, o presidente portista poderá ser confrontado com o interesse de "tubarões" europeus no técnico. Para além do Inter, o Chelsea e o Tottenham também procuram treinador para 2023/24 e Sérgio Conceição é um dos nomes que os dois clubes londrinos terão na agenda.
Curiosamente, estes três clubes têm em perigo a presença na Liga dos Campeões da próxima época, prova que o técnico portista está habituado a disputar, devido às classificações atuais nos respetivos campeonatos.
Na Série A italiana, o Inter está no quinto lugar, com 51 pontos, a um do Milan, que ocupa o quarto posto, último de acesso à Champions. Na Premier League, o Tottenham também é quinto, a três pontos de Newcastle e Manchester United, enquanto o Chelsea, 11.º classificado, a 17 pontos dos lugares que garantem presença na liga milionária, já está fora da corrida.
Os "blues", tal como o Inter, podem ainda sonhar com o acesso, se conquistarem a Champions desta época (começam a jogar esta semana os quartos de final, diante de Real Madrid e Benfica, respetivamente).
Questionado há cerca de uma semana, em conferência de imprensa, sobre a possibilidade de cumprir o vínculo com os dragões ou de renovar, o técnico desviou o assunto, dizendo que há muito em jogo até junho e "ninguém sabe o que vai acontecer".
Recorde-se que Conceição assumiu o comando da equipa portista em 2017, tendo renovado contrato em 2019 e em 2021, neste último caso até 2024. Na sexta temporada no cargo, um recorde de longevidade no clube, já conquistou nove troféus (três Ligas, duas Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga), que o tornam o treinador mais vitorioso de sempre no F. C. Porto.