O II Trail das Fardas, que se realiza em Covelo, Gondomar, a 17 de junho, vai servir para ajudar Gonçalo, um menino de quatro anos diagnosticado com o síndrome de Moebius. O exemplo de uma prova solidária onde se corre sobretudo com o coração.
Corpo do artigo
Chama-se Gonçalo Moreira e é para ele que reverte metade do valor das inscrições do II Trail das Fardas, organizado para assinalar o aniversário da Polícia Municipal de Gondomar. No ano passado a iniciativa ajudou dois militares da GNR.
A prova vai realizar-se no dia 17 de junho e parte da marina de Covelo com um trail de 11 km (a inscrição custa 7,5 euros) e uma caminhada de 5 km (5 euros).
A prova é destinada às diversas forças de segurança e socorro, proteção civil e forças armadas. "É uma prova de monte, com algum desafio. Tem algum desnível. É um carrossel, com muita subida e descida", revela João Sousa, da Associação S4L, que se juntou à organização da prova.
A família de Gonçalo arrancou com uma campanha, que dura há já dez meses, para juntar os 100 mil euros necessários à cirurgia e à estadia de três meses de recuperação que se seguem, do outro lado do Atlântico.
A família de Paredes, que tem uma outra filha, de 18 meses, tem contado com a ajuda da escola de Gonçalo, de empresas e até da autarquia na promoção da causa. O pequeno Gonçalo é seguido em 13 especialidades e a cirurgia, que não é realizada em Portugal, mas que no México já foi feita com sucesso em 50 doentes, consiste em retirar parte de um músculo da perna e colocá-la na face.
A organização do Trail das Fardas vai instalar no local da prova insufláveis para divertir os mais pequenos. O almoço é gratuito e as inscrições ainda estão abertas. "Vão correr com as pernas, mas com o coração a ajudar, muito".