O médio internacional espanhol Xavi Hernández foi considerado o melhor criador de jogo, numa votação realizada pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol, na qual o português Cristiano Ronaldo ocupa a quinta posição.
Corpo do artigo
Xavi Hernández, que conseguiu a distinção pela quarta vez consecutiva, superiorizou-se aos seus companheiros no FC Barcelona Lionel Messi e Andrès Iniesta, que ocupam as segunda e terceira posições.
O alemão Mesut Ozil, do Real Madrid, é o quarto classificado, seguido de Cristiano Ronaldo, que em 2010 tinha sido sétimo.
No top 10 das escolhas de jornalistas e peritos de 81 países, dos cinco continentes, figuram cinco jogadores espanhóis.
Entre os "estrangeiros", e além de Ronaldo, Messi e Ozil, a lista inclui o uruguaio Diego Forlan e o holandês Wesley Sneijder.
O FC Barcelona domina a lista com quatro jogadores nos 10 primeiros lugares, seguido do Real Madrid, com três, do Inter de Milão, com dois, e do Manchester City, com um.
Xavi e Messi vão receber os troféus de ouro e prata, respectivamente, na Gala de atribuição da Bola de Ouro da FIFA, agendada para 9 de Janeiro, em Zurique.
- Classificação do melhor criador de jogo de 2011:
1. Xavi Hernández, Esp (FC Barcelona) 232 pontos.
2. Lionel Messi, Arg (FC Barcelona) 147.
3. Andrés Iniesta, Esp (FC Barcelona) 110.
4. Mesut Özil, Ale (Real Madrid) 59.
5. Cristiano Ronaldo, Por (Real Madrid) 47.
6. David Silva, Esp (Manchester City) 31.
7. Wesley Sneijder, Hol (Inter Milan) 22.
8. Xabi Alonso, Esp (Real Madrid) 19.
9. Diego Forlán, Uru (Inter Milan) 17.
10. Cesc Fábregas, Esp (FC Barcelona) 15.