A atual fase da carreira de Cristiano Ronaldo não é a melhor. O jogador concedeu uma entrevista polémica em que criticou o Manchester United, rescindiu contrato com o clube inglês, foi suplente na seleção portuguesa e acabou por ser eliminado do Mundial 2022. As críticas nas redes sociais foram muitas, no entanto, CR7 viu crescer o número de seguidores no Instagram: nos últimos 30 dias, ganhou 20,1 milhões.
Corpo do artigo
"Ronaldo é uma marca internacional, à parte do futebolista ele não deixa de ser uma marca e as pessoas não seguem só o atleta, mas aquilo que ele representa", explica, ao JN, Paulo Rossas, diretor da Lisbon Digital School e especialista em redes sociais. CR7 continua a ser a pessoa mais seguida no Instagram, tendo, atualmente, cerca de 520 milhões de seguidores.
Independentemente da fase mais atribulada da carreira, o avançado não perdeu influência. Em termo de comparação, em outubro deste ano Ronaldo ganhou mais nove milhões de seguidores. Em novembro, esse número aumentou em 13 milhões. Porém, foi no Mundial que Cristiano Ronaldo ganhou ainda mais popularidade. Até ao momento, o português já aumentou em 14 milhões o número de seguidores no Instagram. "A imagem do Cristiano é quase de um artista de Hollywood, as pessoas querem segui-lo por aquilo que construiu no passado", destaca Paulo Rossas.
O Mundial do Catar foi mesmo exponencial para CR7. Nas quatro semanas antes do torneio, a média de seguidores ganhos no Instagram pelo português foi de 2,05 milhões. Nas quatro semanas após o começo da prova, foi de 3,69 milhões. No sábado em que Portugal foi eliminado, por Marrocos, e nos dois dias seguintes, foi quando Ronaldo ganhou mais seguidores em dezembro. "Um atleta, mesmo estando numa fase mais negativa, tem tendência para crescer nas redes sociais porque quanto mais se fala dele, mais pessoas o vão seguir", acrescenta o especialista em redes sociais.
Em termos comparativos, a popularidade de Messi está em alta. O argentino marcou sete golos no Mundial e conquistou o título, sendo que a fotografia publicada com o troféu bateu o recorde de "gostos" no Instagram, ultrapassando os 63 milhões. Mesmo assim, Messi ganhou 27 milhões de seguidores na rede social nos últimos 30 dias, "apenas" mais sete milhões que CR7. "As pessoas querem saber o que o Ronaldo vai fazer a seguir, o Messi já se sabe que regressa ao PSG", explica Paulo Rossas.
CR7 sem opções na Europa e só tem uma proposta
Ronaldo continua à espera de definir o futuro. Segundo o jornal espanhol "AS", não há nenhuma possibilidade concreta para o avançado na Europa e a mudança para o Al-Nassr parece mesmo ser o cenário mais provável. De acordo com a publicação, a proposta do clube saudita é a única em cima da mesa. O contrato será até 2025 e o vencimento anual ligeiramente inferior a 200 milhões de euros.
