Treinador Daniel Chaves, de 33 anos, já passou como adjunto por clubes como Braga, Vitória de Guimarães e Famalicão. Equipa portista vai participar no campeonato da 3.ª Divisão, a partir de setembro.
Corpo do artigo
O F. C. Porto vai mesmo ter uma equipa sénior feminina a competir na próxima época e, segundo confirmou o JN, o treinador será Daniel Chaves. O técnico, de 33 anos, já trabalhou nas escolas Dragon Force, de onde saiu em 2012 para ser adjunto tanto no futebol masculino como feminino em diversos escalões e em clubes como o Braga, o V. Guimarães, o Leixões ou o Famalicão.
Ao que foi possível apurar, o clube azul e branco fez a incrição na FPF dentro dos prazos regulamentares e irá participar na 3.ª Divisão em 2024/25, tendo estreia agendada para a primeira eliminatória da Taça de Portugal, a 7 ou 8 de setembro. O campeonato começará a 28 ou 29 do mesmo mês e a equipa portista vai realizar os jogos em casa no relvado sintético do Olival (só os clubes participantes no escalão principal são obrigados a jogar em relva natural).
Promessa eleitoral de André Villas-Boas, o projeto do futebol feminino no Dragão dá, assim, os primeiros passos. O F. C. Porto vai manter as formações de sub-11, sub-13 e sub-15 através da Dragon Force, avançando para equipas de sub-17 e sub-19, para além das seniores. Todas as estruturas técnicas estão já definidas, mas os nomes continuam no segredo dos deuses, devendo ser revelados a breve prazo, quando o projeto foi oficialmente apresentado pelo clube.
Os plantéis estão a ser ultimados, podendo haver definições após as captações que irão decorrer amanhã no “Constituição Park”, para atletas nascidas entre 2006 e 2016. Na equipa sénior, haverá jogadoras com idades entre os 16 e os 23 anos, num projeto assumidamente de futuro e assente na formação. O objetivo a mais curto prazo será a subida à 2.ª Divisão Nacional, que dará corpo ao sonho de, mais à frente, levar o F. C. Porto a estar representado na Liga principal de futebol feminino