O Sporting de Braga tem cinco vendas entre as dez maiores transferências entre clubes portugueses. O F.C. Porto é o principal comprador no país.
Corpo do artigo
A transferência de David Carmo do Sporting de Braga para o F.C. Porto, a troco de 20 milhões de euros, tornou-se a mais cara de sempre entre clubes nacionais e, simultaneamente, ajudou a acentuar a influência das duas sociedades desportivas, no ranking dos maiores negócios, envolvendo apenas equipas lusitanas.
A passagem do central do Minho para a Invicta destronou da liderança deste top Rafa Silva, jogador que, em 2016/17 foi do Braga para o Benfica, por 16,4 milhões.
O terceiro posto do ranking continua a ter o clube da capital minhota na jogada. Em 2020/21, Paulinho deixou a "pedreira" rumo ao Sporting, numa venda que totalizou 16 milhões de euros.
Se F.C. Porto, Benfica e Sporting protagonizaram as três principais compras no mercado português, o Sporting de Braga é o denominador comum, neste conjunto de vendas, o que valeu à SAD liderada por António Salvador 52 milhões de euros, no total destes três negócios.
De resto, os arsenalistas têm ainda duas vendas, no top 10 do ranking, através de Galeno, transferido para o F.C. Porto, a meio da época passada, por nove milhões de euros, e de Loum, que em 2019/20 foi vendido, também aos dragões, por 7,5 milhões de euros.
A sociedade liderada por Pinto da Costa vestiu a pele de compradora em metade dos dez maiores negócios entre equipas lusas. Além das já citadas e que envolvem David Carmo,Galeno e Loum, o F.C. Porto adquiriu ainda Manafá ao Portimonense, em 2018/19 (sete milhões de euros) e João Moutinho ao Sporting, em 2010/11 ( 11 milhões, sendo que esta foi a única mudança entre dois grandes neste ranking. Uma transferência polémica que, volvidos 12 anos, ainda é a quarta maior de sempre, no universo português.
Apesar deste encaixe, o Sporting destaca-se, no top 10, como comprador, pois além da transação de Paulinho, foi buscar Edwards ao Vitoria de Guimarães (7,5 milhões), e Ugarte e Pedro Gonçalves, ambos ao Famalicão, por 7,5 milhões cada.
Uma gota no oceano
A recente transação de David Carmo (20 milhões de euros) e que constitui o maior negócio entre dois clubes nacionais é seis vezes inferior à mais alta transferência de um jogador da Liga lusa para o estrangeiro: em 2019 João Félix saiu do Benfica para o Atlético de Madrid, por 126 milhões de euros.
Para se ter uma maior ideia da diferença de valores, apenas as transferências de David Carmo, Rafa Silva e Paulinho constam entre os 100 maiores negócios de sempre do futebol português.