O português David Rosa foi 23.º na prova de corta-mato de bicicleta todo-o-terreno dos Jogos Olímpicos Londres2012, prova em que o checo Jaroslav Kulhavy conquistou a medalha de ouro.
Corpo do artigo
Na pista artificial de Hadleigh Farm, situada no condado de Essex, a cerca de 60 quilómetros de Londres, David Rosa superou as expetativas, ao terminar bem dentro do "top-35", a fasquia que ele próprio tinha definido como realista, em função da concorrência de luxo existente entre dos 50 corredores que alinharam à partida.
Perante os melhores do Mundo, o corredor de Fátima, 54.º do "ranking" mundial e último dos 76 portugueses a competir nos Jogos Olímpicos, até podia ter feito melhor, não fosse uma queda num trilho de pedra no terceiro dos 34,08 km de prova, quando seguia em 19.º lugar.
"Desconcentrei-me um pouco ali, mas depois pensei que estava nos Jogos, na maior prova do Mundo e dei tudo até ao fim", contou à agência Lusa o corredor de 25 anos, com ferimentos bem visíveis na sua perna e no braço esquerdo.
Caindo algumas posições, dentro dos primeiros 30, David Rosa recuperou até ao 23.º posto, para terminar e, 1:33.50 horas, a 4.43 minutos do checo Jaroslav Kulhavy, novo campeão olímpico."Fiz uma grande prova, muito acima das minhas expetativas. Se não tivesse caído tenho a certeza de que ficava no 'top-20'".
Jaroslav Kulhavy, 27 anos e campeão do Mundo em título, impôs-se ao "sprint" ao suíço Nino Schurter, líder do "ranking" mundial e medalha de bronze em Pequim2008, que não foi além da medalha de prata. O italiano Marco Fontana quedou-se com a medalha de bronze.
Um dos favoritos na prova, o francês Julien Absalon, que tentava em Londres o terceiro título consecutivo, abandonou depois de um furo no início da prova.
Quadro de medalhas:
OURO: Jaroslav Kulhavy (Che).
PRATA: Nino Schurter (Sui).
BRONZE: Marco Fontana (Ita).