O norte-americano Dean Karnazes, californiano com 54 anos e lenda da corrida de ultra distância, é uma espécie de super-homem.
Corpo do artigo
Por ele passaram as mais duras provas à face da terra. E a revista "Times" já o incluiu na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, até pelos livros que escreveu.
Há dez anos, pisou a Serra da Freita que abraça Arouca. Dez anos volvidos, Karnazes regressa hoje e amanhã à Freita, com um novo livro e a promessa de experimentar a prova numa versão longa que não existia então.
Convidado de honra da 12.ª edição do Ultra Trail Serra da Freita, aproveitou ontem o quartel general da prova - o Pavilhão Desportivo de Arouca - para apresenta A Lenda da Maratona, pelas 18h30.
Um currículo à Clark Kent
Dean Karnazes é uma figura de referência mundial nas áreas da motivação, da liderança e, naturalmente, do desporto. E tem um currículo de encher o olho. Em 2005, correu 560 quilómetros em 80 horas e 44 minutos sem dormir. Um ano antes, vencera a ultramaratona Badwater, considerada a mais dura prova de sempre com 217 quilómetros que ligam os pontos mais baixo e mais alto do território continental dos Estados Unidos sob temperaturas infernais.
Nesse mesmo ano, correu 238 quilómetros em 24 horas numa passadeira. Em 2006, participou em 50 maratonas em 50 estados dos Estados Unidos em 50 dias consecutivos e ainda venceu as 100 milhas Vermont Trail. Antes disso, em 2011, correu 4800 quilómetros em 75 dias, numa travessia dos Estados Unidos desde a Disneyland até Nova Iorque. Em 2002 esteve na maratona do Polo Sul, numa prova com 25ºC negativos.
A sua extraordinária performance desportiva não tem passado despercebida. A resistência, o facto de não ter cãibras nem lesões no seu percurso, a capacidade de correr maratonas atrás de maratonas ao mais alto nível, mereceram um olhar atento da ciência.
Uma equipa de cientistas estudou-o à lupa e concluiu que Karnazes foi abençoado com uma rara alteração genética, que faz com que o seu corpo expulse rapidamente o ácido láctico que se "agarra" aos músculos. Sem ácido láctico não há cãibras ou cansaço.
O primeiro "trail" português
Foi na Serra da Feita, em 2006, que aconteceu a primeira prova de trail running do país, na verdadeira aceção da palavra. Agora, na sua 12.ª edição, o Ultra Trail Serra da Freita, organizado pela Confraria Trotamontes e pela Câmara de Arouca, promete um fim de semana com trilhos e paisagens naturais. Este sábado, dia de S. João, promete. Os ultramaratonistas têm a prova de elite de 100 quilómetros com início marcado para as sete da manhã, provavelmente a prova em que Karnazes participa.
À mesma hora, arranca o ultra trail de 65 quilómetros. O trail de 28 quilómetros e a caminhada de 12 começam às 10.00 horas.
Todas as provas de trail partem e acabam na Escola Secundária de Arouca, enquanto o passeio pedestre de 12 quilómetros tem ponto de encontro marcado para o parque de campismo do Merujal.