Padroense F. C. aponta aos lugares cimeiros da Divisão de Elite da A. F. Porto. Aposta na formação volta a ser a receita
Corpo do artigo
Fundado a 10 de Janeiro de 1922, o Padroense F. C. tem desenvolvido trabalho muito meritório no crescimento de jovens atletas e promete não se desviar do caminho. A equipa sénior disputa a Divisão de Elite da A. F. Porto e espreita os lugares cimeiros, apesar de não assumir a subida como um objetivo declarado. A meta principal passa pelo equilíbrio financeiro e incremento das infraestruturas. Germano Pinho, presidente do emblema matosinhense há mais de 20 anos, traça o cenário: "Os clubes vivem manietados com grandes dificuldades financeiras, por isso a aposta passa, claramente, pela formação".
Esta temporada, o Padroense F. C. conta com duas equipas a disputar as divisões principais dos nacionais: os juvenis (sub-17) estão atualmente na primeira divisão, enquanto os juniores (sub-19) atuam no segundo escalão, o que enche de entusiasmo o máximo representante do clube. "É uma honra e privilégio ter tantos jogadores a disputar os nacionais. Enche-nos de orgulho e motivação para continuar a trabalhar e a manter o modelo que temos desenvolvido até aqui", salienta, convicto, Germano Pinho.
Voz de comando
No banco, a orientar a equipa, está João Costa, 57 anos, um profissional de excelência que regista uma passagem forte pelo Leixões, onde foi peça chave no lançamento de vários "bebés" do Mar. No Padrão da Légua, o técnico encontrou um "habitat" à sua imagem, iniciando, este ano, a sétima época consecutiva como treinador principal. "Contratamos de forma equilibrada e damos prioridade à nossa formação. A prova disso é que este ano subiram ao plantel seis juniores", explica, ao JN, direcionando as atenções para a aposta firme na prata da casa. "Temos objetivos definidos, que passam pelos jovens e por atingir a fase de campeão. Não sabemos se vamos lá chegar, mas vamos lutar. A estrutura e os adeptos merecem o nosso esforço", faz notar.
Na pré-época, os resultados não foram positivos, mas na estreia no campeonato, no primeiro jogo a doer, a equipa correspondeu em pleno, batendo (2-0) o Dragões Sandinenses. Amanhã, segue-se o Coimbrões. "Nunca estive preocupado com a pré-época", termina João Costa.
A Figura
Xoura, Médio
Carrega a braçadeira e é o farol da equipa no centro do terreno. Fez formação no Maia Lidador, Boavista e Candal.
Bilhete de Identidade
Fundação: 10-01-1922
Local de jogos: Estádio
do Padroense F. C.
Sócios: 1000
Palmarés: Divisão de Honra da AF Porto (2006/2007)
