Viveu-se um dia histórico no Estádio do Dragão, cujos adeptos viram materializada uma das promessas de campanha de André Villas-Boas que, como não podia deixar de ser, enalteceu um projeto montado em tempo recorde e que, prometeu, irá crescer nos próximos anos.
Corpo do artigo
As jovens jogadoras da equipa feminina do F. C. Porto pisaram o relvado perante 31.093 adeptos, em dia de porta aberta, e bateram o recorde de Portugal de afluência - eram de mais de 27 mil - em jogos de futebol feminino. Os adeptos aproveitaram esta manhã de domingo para participar num marco que vai ficar na memória dos portistas.
Antes do apito inicial do jogo contra o União de Leiria, as jogadoras do F. C. Porto foram chamadas uma a uma e ocuparam um palco montado para a ociasião, por entre aplausos dos adeptos azuis e brancos, que encheram as bancadas nascente, norte e sul e obrigaram à abertura da bancada poente, tanta foi a adesão para o jogo.
Foi feito um minuto de silêncio pelas vítimas da queda do helicóptero no rio Douro, em Lamego, antes do apito inicial.
Com tanta afluência, não faltou animação durante o jogo, com as bancadas norte e sul a puxarem uma pela outra, até surgir uma bola que percorreu o estádio. O marcador já afixava 4-0, quando saltaram do banco sete suplentes do F. C. Porto para aquecimento, aplaudidas de imediato pelo estádio em peso.
O jogo foi para intervalo já com um resultado expressivo a favor dos azuis e brancos.
O F. C. Porto aproveitou o descanso para apresentar as suas equipas Sub11, Sub13, Sub15 e Sub17 da formação feminina, que deram uma volta olímpica ao estádio e receberam palmas dos adeptos entusiasmados com o arranque do projeto. No regresso para a segunda parte, Daniel Alves aproveitou para começar a rodar jogadoras e fez sete alterações no onze. O sexto golo não se fez esperar, com um remate de fora da área de Renata Correia, sem hipóteses de defesa.
Os dragões mantiveram o domínio da partida e não tiveram dificuldade em engordar a goleada que tinham começado a construir na primeira parte. Até ao final dos 90 minutos, os dois bancos foram dando rodagem às jogadoras que tinham à disposição, aproveitando este que também foi um jogo de preparação para o campeonato da III Divisão Nacional, que arranca no próximo dia 29 de setembro. O resultado final ficou 9-0, com vantagem do F. C. Porto.
F. C. Porto
Jogadoras
Bárbara Marques; Ema Gonçalves, Karoline Lima e Joana Ferreira, Bruna Rosa; Matilde Vaz, Catarina Pereira e Inês Oliveira; Adriana Semedo, Joana Neves e Verónica Khudyakova
Treinador
Daniel Chaves
Jogaram ainda
Mariana Queiroz, Ana Beatriz, Lara Gabriel, Inês Valente, Renata Correia, Marta Rodrigues, Sofia Bernardo, Rita Martins, Carolina Brito, Margarida Ferreira, Carolina Almeida, Cláudia Lima
União de Leiria
Jogadoras
Vânia Campos; Sara Vieira, Beatriz Lopes, Isabel Cravo e Ana Martins; Luciana Garcia, Juliana Domingues, Joana Pires; Rita Gabriel, Laura Rosa e Catarina Sousa
Treinadora
Beatriz Cavaco
Jogaram ainda
Ariana Figueiredo, Raquel Tomás, Ana Machado, Matilde Neves, Constança Marques, Mariana Parracho, Laura Silva e Kelly Lino
Saber mais
Local: Estádio do Dragão, Porto
Relvado: Bom Tempo: Quente
Golos: Matilde Vaz (2), Verónica Khudyakova (16 e 44), Catarina Pereira (29 g.p.), Inês Oliveira (36), Renata Correia (49), Lara Gabriel (61), Carolina Brito (88), Carolina Almeida (89)
Ao intervalo: 5-0
Árbitro: Ana Afonso
Assistentes: Bebiana Soares e Paula Pereira