Benfica e F. C. Porto dobram o ano como em 2018/19, separados por quatro pontos, mas agora a tabela é liderada pelas águias. Sporting mais atrasado.
Corpo do artigo
Um filme já visto, mas com papéis trocados. Benfica e F. C. Porto, tal como há um ano, continuam a ocupar os dois primeiros postos da classificação da Liga. Todavia, desta feita, e ao contrário do sucedido na viragem do último ano civil, agora são as águias a liderar. Curiosamente, os dois rivais continuam separados por quatro pontos. Alargando a comparação com o ano passado ao outro crónico candidato ao título, o Sporting mantém-se no último lugar do pódio, embora com um atraso bem maior em relação a Benfica e F. C. Porto.
Outro dado curioso que esta estatística nos mostra é que, tal como há um ano, o líder ainda não empatou. Desta feita, porém, o Benfica soma 39 pontos, enquanto o F. C. Porto, em 2018, tinha apenas 36. Os dragões, de resto, foram os únicos que, nas primeiras 14 jornadas da presente edição da Liga, lograram roubar pontos às águias, fruto do triunfo, por 2-0, na Luz. No ano passado, por esta altura, a equipa de Sérgio Conceição já tinha sido derrotada em duas ocasiões, frente a V. Guimarães, no Dragão (2-3), e Benfica (1-0), fora de casa.
Leão afunda-se
O Sporting é que caiu drasticamente de um ano para o outro. Por ocasião deste período das festas, no ano passado, os leões tinham 31 pontos conquistados, menos um do que o então segundo classificado e a cinco do líder. Agora, encontram-se a nove do segundo posto e a 13 do primeiro. Curiosamente, ao olharem para baixo, encontram-se mais folgados do que há um ano, quando tinham o quarto classificado a apenas um ponto de distância.
Ainda em comparação com o fim de 2018, só o Benfica pode gabar-se de ter marcado mais golos. No que diz respeito aos tentos encaixados, tanto as águias como os dragões têm permitido menos, enquanto a equipa de Alvalade sofreu exatamente os mesmos 15.
Posto isto, e apesar da boa réplica do Famalicão no arranque do campeonato, prevê-se que os três primeiros postos da tabela voltem a ficar entregues aos chamados três grandes de Portugal. Falta saber se o F. C. Porto conseguirá repetir a história do feito alcançado pelo Benfica no ano passado, ultrapassando o rival para chegar ao fim no primeiro lugar.