Portistas podem entrar no clássico já com o campeonato no bolso, se o Benfica não vencer o Vitória de Guimarães. Há dois anos, Conceição festejou no hotel.
Corpo do artigo
Esta terça-feira pode haver campeão nacional na Liga. E o F. C. Porto, que lidera com oito pontos de avanço sobre o Benfica, nem precisa de entrar em campo. Basta assistir tranquilamente ao embate entre as águias e o Vitória de Guimarães, na Luz, e esperar que a formação encarnada não conquiste os três pontos.
Se o Benfica empatar ou perder diante dos minhotos, o F. C. Porto celebra antecipadamente o 29. º título de campeão nacional. Um cenário que irá originar festa pela noite dentro, pelo menos por parte dos adeptos, já que a equipa tem jogo no dia seguinte com o Sporting, e que já aconteceu em cinco ocasiões.
Há dois anos, no primeiro título de campeão nacional sob o comando de Sérgio Conceição, aconteceu precisamente o mesmo com a equipa a celebrar o título no sofá do hotel, onde decorria o estágio. O Benfica não foi além de um nulo com o Sporting e o F. C. Porto sagrou-se campeão a duas jornadas do fim, vencendo depois o Feirense (2-1) no jogo da consagração, no dia seguinte.
Em 2012, um empate (2-2) em Vila do Conde, entre Rio Ave e Benfica, também precipitou os festejos, a duas rondas do fim. Há 16 anos, novo empate (1-1), entre U. Leiria e Sporting, garantiu outra vez o título mais cedo.
12415704
Um dos momentos mais icónicos aconteceu no final da época 1998/99, o ano da conquista do "Penta", com os jogadores a entrarem em Alvalade de mão aberta e com o título de campeão, depois da igualdade (2-2) do Boavista, no mítico São Luís, diante do Farense. A uma jornada do fim, os dragões sagravam-se campeões e nesse clássico Zahovic, a cinco minutos do fim, fez o empate (1-1).
A primeira vez que o F. C. Porto celebrou fora do campo, de forma antecipada, foi já há 24 anos (1996), quando o Campomaiorense impôs um nulo ao Benfica. Faltavam quatro rondas para o fim da Liga e o dragão abriu as garrafas de champanhe. Logo pode ser parecido.
Loum vai ser lançado aos leões
Sem Sérgio Oliveira e Uribe, Sérgio Conceição tem uma equação para resolver no miolo e se o regresso de Danilo ao onze é certo a outra vaga pode ser ocupada por Loum. O senegalês, de 23 anos, soma apenas oito jogos e um golo na presente época mas continua a merecer a confiança do técnico, que o lançou, por exemplo, nos minutos finais da vitória (0-1) com o Paços de Ferreira. Loum está na corrida e pode ser titular no clássico.
12419532
Equipamento em tons claros
Aí está a terceira pele dos dragões. O novo equipamento alternativo, da marca New Balance, já foi revelado e começa esta terça-feira a ser vendido em qualquer loja azul. A nova indumentária é feita de tons claros, como o branco e um leve cinzento.
Rui Moreira apela ao bom senso
O presidente da Câmara do Porto pede aos portuenses que mantenham o civismo durante quaisquer festejos. "O que foi conseguido com muitos sacrifícios individuais tem de ser continuado", fez notar Rui Moreira, numa mensagem de vídeo.