Triunfo em Trás-os-Montes não esconde o momento tremido dos portistas, que desta vez acabaram a jogar contra nove. Flavienses deram boa réplica.
Corpo do artigo
Sem convencer, o F. C. Porto lá conseguiu o objetivo de voltar às vitórias em Chaves e mantém-se a oito pontos do Benfica, com o segundo lugar seguro, seja qual for o resultado de hoje do Braga. O jogo de Trás-os Montes parecia a caminho de ser tranquilo para os dragões, que fizeram uma primeira parte competente, com muita eficácia nos lances dos golos de Danny Namaso e Otávio, mas os flavienses responderam no segundo tempo e, mesmo com dois jogadores expulsos, lutaram pelo resultado quase até ao fim.
Com muitas baixas de parte a parte, por lesões e castigos, não deixou de ser surpreendente o onze de Sérgio Conceição, que poupou Pepê e Taremi, mesmo que, para os mais distraídos, o jogo da Champions com o Inter ainda não seja na próxima semana. Toni Martínez fez companhia a Danny Namaso no ataque portista e foi o inglês, que já tinha marcado em Chaves na Taça da Liga, a abrir o marcador, com um remate espontâneo, aos 15 minutos.
A equipa da casa reagiu bem e teve o empate na cabeça de Jô, negado por uma bela defesa de Diogo Costa, mas abriu brechas no lado direito da defesa, bem aproveitadas pelo F. C. Porto, que chegou ao 2-0 em cima do intervalo, numa jogada bem trabalhada por André Franco, Eustaquio e Otávio, que o internacional português finalizou com qualidade.
Mesmo a perder por dois golos, o Chaves veio com ideias na segunda parte, mas não é exagero dizer que foi mais por demérito dos portistas que o jogo reabriu. Depois de Pepe ter oferecido o golo a Euller, salvo em cima da linha por Marcano, foi a vez de Zaidu oferecer um penálti à equipa transmontana, numa falta desnecessária. Steven Vitória converteu e o 1-2 aqueceu a partida. Depois de Namaso ter ameaçado acabar com as dúvidas, chegaram as expulsões, primeiro de Jô e depois de João Mendes, dois tiros nos pés dos jogadores do Chaves, que o F. C. Porto, lento e displicente, só capitalizou nos descontos. Lançado em jogo pouco antes, Taremi teve tempo e espaço para descobrir Toni Martínez, que fechou o marcador.
Veja o resumo do jogo:
https://jn.vsports.pt/embd/84223/m/12070/jn/83786e6a6db4ae7e97f8f8a3f8bb2678?autostart=false